Na mais recente fase da “Operação Mute”, deflagrada na Penitenciária Lemos Brito (PLB), situada no módulo V do Complexo da Mata Escura, um contingente de 42 Policiais Penais do quadro ordinário e extraordinário, 21 Policiais Penais do GEOP, um Policial Penal Federal e cinco prepostos da CMASP/GSI, realizou uma incursão visando retirar celulares e drogas das celas da unidade. Os resultados da operação foram significativos, com a apreensão de 31 aparelhos celulares, oito carregadores, dois fones de ouvido, além de substâncias entorpecentes, armas brancas e bebidas artesanais.
Entre os ilícitos encontrados, destacam-se ainda duas espadas artesanais, uma faca, diversos comprimidos, 4.631g de substância análoga a maconha, 259g de substância análoga a cocaína, 16g de substância análoga a crack e 30 litros de cachaça artesanal, demonstrando a diversidade e quantidade de itens ilícitos presentes no ambiente carcerário.
A “Operação Mute” é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em colaboração com os governos estaduais. Seu objetivo é combater a comunicação ilegal entre criminosos dentro das prisões, bem como reduzir os índices de violência relacionados ao crime organizado em todo o país. Essa ação faz parte de um esforço mais amplo para garantir a segurança nos presídios e a integridade do sistema prisional brasileiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




