O Brasil encerrou sua participação no Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, Japão, com um desempenho histórico, obtendo 19 medalhas de ouro, a melhor campanha do país em mundiais. O feito superou o recorde anterior de 16 ouros conquistados em Lyon, em 2013. Durante os nove dias de competição, a delegação brasileira subiu ao lugar mais alto do pódio em todos os dias, exceto um.
A última medalha de ouro foi conquistada pelo atleta gaúcho Wallison Fortes na prova dos 200 metros T64, destinada a amputados de membros inferiores com prótese. Com esta vitória, o Brasil terminou na segunda posição no quadro geral de medalhas, acumulando um total de 42 pódios: 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. A China ficou na liderança com 33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes.
Este resultado reforça o desempenho positivo do Brasil em competições paralímpicas. No Mundial de Paris, em 2023, o país já havia registrado o maior número de pódios de sua história, com 47 medalhas no total, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 20 de bronze. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos, avaliou a performance como um indicativo de que o país está no caminho certo para os Jogos Paralímpicos de Paris, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
A competição em Kobe contou com a participação de 1.069 atletas de 102 países, que disputaram provas de pista e campo no Kobe Universiade Memorial Stadium. A delegação brasileira foi composta por 46 atletas e 10 atletas-guia.
Entre os destaques individuais, André Rocha conquistou o ouro no lançamento de disco F52, Bartolomeu Chaves venceu nos 400 metros T37, e Beth Gomes garantiu ouro no lançamento de disco F53 e prata no arremesso de peso F53. Outros atletas como Cícero Nobre, Fernanda Yara, Jerusa Geber, e Júlio César Agripino também trouxeram medalhas de ouro para o Brasil em suas respectivas categorias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




