Até o fechamento dessa reportagem, a candidata do partido Morena tinha cerca de 58% dos votos, de acordo com os resultados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral. A primeira mulher a governar o país terá grandes desafios, como os altos índices de feminicídio, o combate ao narcotráfico, a taxa de pobreza e a imigração.
As urnas fecharam às 18 horas, no horário local. Os resultados preliminares, que começaram a ser divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral em tempo real duas horas depois, já apontavam a vitória de Claudia Sheinbaum.
A confirmação veio por volta da meia-noite da noite, em uma mensagem transmitida pelo INE em rede nacional quando quase 29 por cento das urnas haviam sido apuradas. De acordo com a contagem rápida, que apresenta uma estimativa dos resultados, a nova presidente venceu as eleições com cerca de 58%.
Apesar dos partidos de oposição terem solicitado aos veículos de comunicação que não divulgassem os resultados preliminares, Claudia Sheinbaum foi anunciada como a nova presidente da República. Logo após o anúncio dos resultados, o atual presidente López Obrador fez um discurso em cadeia nacional, agradecendo a participação da população nas urnas e cumprimentou os candidatos, principalmente a vencedora Claudia Sheibaum. O presidente afirmou que o nome de México estava de novo “nas alturas”.
Já a nova presidente do país fez um de agradecimento enfatizando a diferença de trinta pontos em relação à segunda candidata, Xóchitl Gálvez. Ela agradeceu aos milhões de mexicanas e mexicanos que decidiram votar por ela para ser a primeira mulher presidente do México.
“É o reconhecimento do povo do México ao nosso projeto de nação. E eu não chego sozinha, chegamos juntas com as nossas ancestrais”, disse Claudia Sheinbaum.
*Com informações da RFI.









Deixe um comentário