Claudia Sheinbaum é eleita primeira mulher presidente do México

Até o fechamento dessa reportagem, a candidata do partido Morena tinha cerca de 58% dos votos, de acordo com os resultados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral. A primeira mulher a governar o país terá grandes desafios, como os altos índices de feminicídio, o combate ao narcotráfico, a taxa de pobreza e a imigração.

As urnas fecharam às 18 horas, no horário local. Os resultados preliminares, que começaram a ser divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral em tempo real duas horas depois, já apontavam a vitória de Claudia Sheinbaum.

A confirmação veio por volta da meia-noite da noite, em uma mensagem transmitida pelo INE em rede nacional quando quase 29 por cento das urnas haviam sido apuradas. De acordo com a contagem rápida, que apresenta uma estimativa dos resultados, a nova presidente venceu as eleições com cerca de 58%.

Apesar dos partidos de oposição terem solicitado aos veículos de comunicação que não divulgassem os resultados preliminares, Claudia Sheinbaum foi anunciada como a nova presidente da República. Logo após o anúncio dos resultados, o atual presidente López Obrador fez um discurso em cadeia nacional, agradecendo a participação da população nas urnas e cumprimentou os candidatos, principalmente a vencedora Claudia Sheibaum. O presidente afirmou que o nome de México estava de novo “nas alturas”.

Já a nova presidente do país fez um de agradecimento enfatizando a diferença de trinta pontos em relação à segunda candidata, Xóchitl Gálvez. Ela agradeceu aos milhões de mexicanas e mexicanos que decidiram votar por ela para ser a primeira mulher presidente do México.

“É o reconhecimento do povo do México ao nosso projeto de nação. E eu não chego sozinha, chegamos juntas com as nossas ancestrais”, disse Claudia Sheinbaum.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading