A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a Vinci Airports, empresa administradora do aeroporto de Salvador, e o governo do Benin estão trabalhando em conjunto para estabelecer um voo direto entre Cotonou, a maior cidade do Benin, e Salvador. A nova rota visa promover intercâmbio cultural e turístico, além de fortalecer a ligação histórica entre a Bahia e o Benin.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o empenho em reatar a relação histórica entre os dois locais através da oferta do voo, além de promover a troca de experiências na atração de visitantes e gestão turística. A Estratégia Turística da Bahia 4.0, que levou o estado a uma posição de destaque no turismo doméstico e internacional no pós-pandemia, chamou a atenção das autoridades beninenses, que agora buscam oficializar a cooperação técnica com a Bahia.
O termo de cooperação técnica vai formalizar o compartilhamento de informações sobre a atuação do Governo da Bahia em áreas como promoção do destino, captação de voos, capacitação de mão de obra e prospecção de investimentos públicos e privados. A cooperação também inclui a transformação de prédios históricos em equipamentos turísticos e a realização de obras de infraestrutura em todo o estado.
O embaixador do Benin, Boniface Vignon, ressaltou a ligação ancestral entre os povos da Bahia e do Benin, destacando a vontade dos beninenses de conhecerem o Brasil, especialmente a Bahia. Vignon afirmou que a conexão direta representará um novo patamar para o intercâmbio turístico entre os dois destinos.
O CEO da Vinci Airports, Julio Ribas, enfatizou a importância de conectar o Benin à Bahia como um passo inicial para aumentar a conexão do Brasil com o continente africano. A Associação das Agências de Viagem na Bahia (Abav-BA) atuará na criação de um grupo de profissionais para conhecer o potencial turístico do Benin, enquanto um grupo similar será formado na África para fomentar viagens para a Bahia.
Jean Paul Gonze, presidente da Abav-BA, destacou que a estratégia visa garantir a rentabilidade e a manutenção do voo, promovendo o conhecimento mútuo dos produtos turísticos de ambos os destinos. Gonze também ressaltou a influência do Benin na cultura, gastronomia e religiosidade da Bahia, reforçando a importância dessa conexão direta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




