A tocha olímpica prosseguiu sua passagem por Paris nesta segunda-feira (15/07/2024), após a celebração do dia anterior. O revezamento teve início às 8 horas, horário local, em Porte de la Chapelle, na região norte da capital francesa, onde foi construída uma arena esportiva para os Jogos de 2024. O comboio percorreu diversos pontos turísticos, sendo animado por um grupo brasileiro em um dos trajetos.
No norte de Paris, a tocha passou pela escadaria da basílica do Sacré Cœur, situada no bairro de Montmartre. Em seguida, o comboio dirigiu-se à famosa sala de espetáculos Moulin Rouge, onde foi recebido com uma apresentação de cancan, dança típica dos cabarés franceses, com bailarinas vestidas nas cores da bandeira nacional.
A tocha também percorreu a praça do Trocadéro, oferecendo uma vista impressionante para a Torre Eiffel. O encerramento do revezamento em Paris ocorrerá na Praça da República, com um show musical que finalizará o evento em clima olímpico.
A partir de terça-feira (17), o revezamento seguirá para outras cidades na região metropolitana de Paris, retornando à capital francesa no dia 26 de julho para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos.
Batucada brasileira
Simultaneamente ao revezamento, diversos eventos, como shows e exposições, ocorreram por toda Paris. No bairro Belleville, um desfile ao som de percussionistas brasileiros do coletivo Badauê animou a tarde. O grupo dividiu as ruas com uma companhia de danças franco-asiáticas e músicos do Mali. No parque Buttes Chaumont, a passagem da tocha foi acompanhada por um piquenique gigante, que ocupou os gramados do local.
O casal de brasileiros Rosângela e Roberto Oliveira acompanhou a passagem da tocha na Praça da Bastilha. Radicados na França, eles comentaram sobre a experiência dos eventos olímpicos na capital francesa:
“Estamos adorando! Já passamos uma Copa do Mundo aqui, foi excelente. Agora para a Olimpíada, está tudo muito organizado, bem sinalizado para os turistas. Hoje estávamos dando uma volta e aproveitamos para prestigiar a passagem da tocha por Bastille. É emocionante ver ao vivo!”, relatou Rosângela.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




