A Alban Galeria, localizada em Salvador, abrirá na próxima quinta-feira (25/07/2024), às 19:30, a mostra “Paulo Whitaker – Solavanco, ou entre o cético e o racional e o místico e sensível”. Esta será a segunda exposição do conceituado artista paulista na galeria, reunindo pinturas e desenhos que revelam uma nova abordagem artística. A exposição ficará aberta ao público de 26 de julho a 31 de agosto.
Paulo Whitaker, sanfoneiro, cantor e compositor, ocupa um espaço singular na produção contemporânea brasileira e é um artista de renome internacional, com presença em bienais e obras espalhadas por diversos países. Segundo o artista, as obras desta mostra atestam a natureza imprevisível do seu trabalho. Ele explica que o uso do stencil e das “máscaras” de papel é marcado por uma “inserção abrupta”, reforçada pelas características de sua criação, que deixa aparente todo o processo criativo.
Whitaker é identificado como integrante da Geração 80, que reivindicou o retorno à pintura em resposta ao conceitualismo em voga. Ele compartilha com nomes como Beatriz Milhazes e Daniel Senise a vocação exclusiva para a prática pictórica, entendendo a pintura como um ofício diário que exige rigor e dedicação plena. Em seu processo, Whitaker encara a superfície da tela como um plano livre, onde formas e cores aparecem ao longo da feitura da obra, sem um planejamento prévio definido.
Nascido em São Paulo em 1958, Paulo Whitaker formou-se em Educação Artística pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc/SC) em 1984. Entre 1991 e 1992, foi artista residente no Plug In, em Winnipeg, no Canadá, e no E-Werk Freiburg, na Alemanha. Em 1999, participou do The Banff Centre for the Arts, também no Canadá. Ao longo de sua trajetória, participou de eventos internacionais importantes, como a 3ª Bienal do Mercosul, a Biennale de Montreal e a Bienal Internacional de São Paulo. Em 1993, recebeu o Prêmio Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e, em 1998, o Grande Prêmio no Museu de Arte de Santa Catarina.
Recentemente, Whitaker participou de exposições como “A Maior Metade” na Galeria Index em Brasília, “Uma Mão Lava a Outra” na Olhão SP, e “Pequenas Pinturas” na Auroras SP. Suas obras estão em acervos de instituições como o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




