O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo (28/07/2024) o desligamento da nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na Olimpíada de Paris após dois episódios de indisciplina relatados pela comissão técnica da modalidade. A atleta já está retornando ao Brasil.
Gustavo Otsuka, chefe de equipe da natação, informou que Ana Carolina Vieira e seu namorado Gabriel Santos, também atleta da natação, deixaram a Vila Olímpica sem autorização na sexta-feira (26). Ambos publicaram fotos nas redes sociais fora da vila, o que foi considerado uma violação das normas de segurança que exigem comunicação prévia para qualquer saída dos atletas.
Entretanto, o motivo determinante para a exclusão de Ana Vieira da delegação ocorreu no sábado (27). Após a eliminação do revezamento 4x100m livre feminino antes da final, a atleta contestou de maneira veemente a decisão de alteração na escalação do revezamento, que nadou sem a atleta Mafê Costa, que foi poupada. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) declarou que a contestação foi feita de forma “desrespeitosa e agressiva”.
A decisão pelo desligamento de Ana Vieira foi tomada em comum acordo entre os membros da comissão técnica, o chefe da equipe Gustavo Otsuka e a direção da CBDA. Ana Vieira ainda tinha a possibilidade de competir no revezamento 4×100 medley misto.
Gabriel Santos, que competiu no revezamento 4×100 livre masculino e não tinha mais provas previstas, foi punido apenas com uma advertência.
O Esporte Clube Pinheiros, onde ambos os atletas treinam, publicou uma nota oficial sobre o caso.
“O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da Natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro.”
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




