Concessão da Light pode não ser renovada após apagões, afirma ministro de Minas e Energia

O ministro Alexandre Silveira sinalizou que a concessão da Light pode não ser renovada devido a falhas contínuas no fornecimento de energia na Ilha do Governador e Ilha de Paquetá.
O ministro Alexandre Silveira sinalizou que a concessão da Light pode não ser renovada devido a falhas contínuas no fornecimento de energia na Ilha do Governador e Ilha de Paquetá.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou neste sábado (27/07/2024) que a concessão da Light, responsável pela distribuição de energia elétrica em partes do Rio de Janeiro, pode não ser renovada caso a empresa não resolva os problemas recorrentes de apagões nas ilhas do Governador e de Paquetá. Silveira destacou que a empresa tem compromissos a cumprir para garantir a continuidade do fornecimento de energia sem interrupções, e a falta de cumprimento desses compromissos pode comprometer a renovação da concessão.

O ministro relatou que desde o início dos problemas, o governo tem trabalhado diretamente com a Light para solucionar a questão. Ele alertou que a empresa deve ser realista quanto aos prazos estabelecidos para resolver as interrupções de energia, pois o não cumprimento pode resultar em uma revisão rigorosa da concessão. Silveira enfatizou a importância de garantir dignidade e confiabilidade no fornecimento de energia para os residentes das ilhas afetadas.

No dia 14 deste mês, um apagão de cerca de duas horas afetou a Ilha do Governador, com alguns locais sofrendo ainda mais com a falta de energia. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, criticou a resposta da Light, mencionando uma sensação de “jogo de empurra” e “enrolação” por parte da empresa. Paes expressou que a situação é insustentável e pediu ao Ministério que endureça as medidas contra a Light, especialmente em vista do processo de renovação da concessão.

Em resposta, Alexandre Ferreira Nogueira, presidente da Light, alegou que os apagões são causados por ligações clandestinas e fraudes na rede elétrica. Nogueira assegurou que a empresa está empenhada em manter a capacidade de geração de energia até a conclusão das obras planejadas para novembro. A Light anunciou a instalação de dois novos alimentadores de energia na Ilha do Governador e um terceiro alimentador futuro, além da mobilização de equipes para rapidamente resolver qualquer interrupção de energia.

Clientes afetados por danos em aparelhos elétricos e eletrônicos devem registrar seus pedidos de compensação nas agências da Light na Ilha do Governador ou através do site agenciavirtual.light.com.br. As solicitações devem ser feitas pelo titular da conta, acompanhadas de nota fiscal ou orçamento de reparo, e a concessionária analisará as informações e responderá conforme o histórico de ocorrências.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.