SETUR realiza nova etapa do projeto Avança Turismo Bahia nos Caminhos do Oeste

Em julho de 2024, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) avançou com mais uma fase do projeto “Avança Turismo Bahia” na região dos Caminhos do Oeste. Este projeto busca explorar e promover as potencialidades das 13 zonas turísticas da Bahia, realizando atividades estruturantes, visitas técnicas a atrações locais, controle de qualidade, levantamento da oferta hoteleira, capacitação de profissionais e incentivo à regularização de serviços, como o Cadastro de Turismo (Cadastur).

Na região Oeste, o projeto focou em cinco municípios: São Desidério, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Bom Jesus da Lapa e Correntina. Em Correntina, foi realizado um seminário sobre turismo sustentável, que contou com a participação de gestores públicos, representantes do setor turístico e organizações do terceiro setor.

Divaldo Borges, diretor de Regulação da Setur-BA, destacou o objetivo do projeto:

“A proposta é promover um turismo mais responsável e ordenado, contribuindo para o crescimento das zonas turísticas do estado. Estamos explorando formas de diversificar a oferta turística na região, como o desenvolvimento do turismo de observação de aves”.

Hamilton Duda, secretário de Cultura e Turismo de Bom Jesus da Lapa, observou a necessidade de diversificação turística:

“Embora o turismo religioso seja forte, precisamos aprimorar outras potencialidades, como o turismo voltado para o Rio São Francisco, a fim de atrair visitantes interessados em esportes e outras atividades”.

Jaqueline da Guarda Lima, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Correntina, destacou o impacto das ações estaduais:

“Essas iniciativas fortalecem e potencializam nossas ofertas turísticas e integram os projetos de cada município”.

Correntina, que sediou o seminário, é conhecida por suas belezas naturais, incluindo cinco rios de águas cristalinas, a Cachoeira de Manuel Mendes, a Ilha do Ranchão e o Parque Ecológico Municipal. A cidade também atrai turistas de estados como Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão e Piauí.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading