A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa) informou nesta segunda-feira (20/08/2024) que várias famílias foram forçadas a abandonar a área de Al Maghazi, na Faixa de Gaza, após novas ordens de evacuação emitidas pelas autoridades israelenses. O deslocamento de pessoas em Gaza continua, com milhares enfrentando uma situação de insegurança e falta de abrigo adequado.
A Unrwa relatou que a evacuação de famílias da área de Al Maghazi resultou em novos desafios humanitários na Faixa de Gaza. A porta-voz da agência, Louise Wateridge, destacou que a resposta humanitária tem sido extremamente difícil devido à intensidade dos bombardeios e ataques contínuos, que impedem a movimentação e a assistência adequada às pessoas deslocadas.
Apesar das dificuldades, a Unrwa conseguiu recentemente reabilitar um poço de água em Khan Yunis, beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas. No entanto, Wateridge alertou que a presença de tanques na área pode forçar novos deslocamentos, e a destruição potencial da fonte de água representaria um grande revés para a resposta humanitária. Ela garantiu que, mesmo diante de tais desafios, as equipes da Unrwa se comprometerão a reparar e continuar a assistência.
No Dia Mundial Humanitário, a Unrwa prestou homenagem a 207 de seus funcionários mortos em Gaza desde o início do conflito. Esses profissionais, incluindo engenheiros, professores e médicos, perderam a vida enquanto realizavam suas atividades humanitárias. Wateridge também mencionou que, em um esforço para proteger suas famílias, muitos trabalhadores da Unrwa têm levado seus filhos ao trabalho, preferindo enfrentar a adversidade juntos.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




