O Ministério da Cultura, em colaboração com o Governo da Bahia e a Memorabilia Filmes, promove a 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos, que será realizada em Manágua, Nicarágua, de 07 a 12 de outubro de 2024. Esta edição da mostra tem como foco a celebração do Cinema Rio Branco, localizado em Nazaré, na Bahia, um dos cinemas mais antigos do Brasil ainda em funcionamento. O evento apresenta uma seleção de filmes que visam homenagear os cinemas de rua em todo o país e estimular uma reflexão sobre a condição atual desses espaços culturais, muitos dos quais, mesmo antes da pandemia, enfrentavam o fechamento e a falta de manutenção adequada.
A quarta edição da mostra iniciou sua circulação em abril e já passou por diversas cidades brasileiras, incluindo Salvador, Rio de Janeiro, Aracaju, Fernando de Noronha, Ouro Preto, Fortaleza, Baixo Guandu, Volta Redonda, Além Paraíba, Barbacena, Corumbá, Franca, Campos dos Goytacazes e Juiz de Fora. A mostra também foi transmitida por meio de emissoras de televisão públicas, como a TVE Bahia, TV Kirimurê, Rede Minas, TVE Espírito Santo, TV UFSC e Aperipê TV.
A programação virtual da mostra oferece aos participantes a oportunidade de interagir com realizadores de cinema e participar de rodas de conversa com programadores de cinemas de rua do Brasil. Além disso, a mostra conta com discussões sobre a restauração e conservação de antigas salas de cinema, assim como sobre o cinema itinerante. As atividades virtuais estão disponíveis no site oficial do evento, www.mostracinemasdobrasil.com.
Em suas quatro edições, a Autêntica Mostra Cinemas do Brasil já exibiu mais de 90 filmes que abordam a temática dos cinemas de rua no Brasil. A curadoria desta edição foi realizada por Eudaldo Monção Jr., representante da Memorabilia Filmes, que também idealizou e coordenou o projeto. Monção é diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de Ontem’, ‘Os Cinemas do Brasil em Tempos de Pandemia’, ‘Cinemas de Rua de Aracaju’, ‘Cinemas de Rua de Guaxupé’ e ‘Quando a Sala de Projeção Vira Personagem’.
A realização do evento na Nicarágua conta com o apoio do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Manágua. O projeto foi contemplado no Programa de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura e recebeu apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




