O Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) realizou a 27ª Reunião Ordinária, com foco na gestão dos recursos hídricos na Bahia. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro de 2024, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e contou com a participação de membros, representantes de órgãos estaduais e convidados.
O encontro teve início com a palestra “Riscos Hidrogeológicos”, apresentada pelo superintendente de Defesa Civil da Bahia, Osny Bomfim. Ele abordou a necessidade de ações preventivas em resposta às exigências do cenário ambiental, destacando a gestão de desastres como uma prioridade. Segundo Bomfim, “a proteção e defesa civil têm uma definição clara, com foco na prevenção, sendo a prevenção mais eficaz que a remediação”.
Na sequência, Ricardo Pereira, técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), discorreu sobre as alterações dos limites municipais baseadas em geoprocessamento, conforme definido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Pereira explicou que o processo de geoprocessamento abrange a coleta e análise de dados geográficos, utilizando diversas ferramentas tecnológicas.
O planejamento e o orçamento para a elaboração dos planos de bacias hidrográficas foram discutidos em relação aos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) do PIJ, Leste, Entorno do Lago de Sobradinho e FRABS. O diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema, Antonio Martins, destacou a importância das visitas de campo para entender as necessidades locais e afirmou seu compromisso em fomentar as demandas dos comitês.
O primeiro dia de atividades foi encerrado com a palestra “Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Produtor de Água”, conduzida por Larissa Cayres, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Cayres observou que as questões climáticas têm gerado grande interesse social, evidenciando a necessidade de metodologias para a alocação de recursos hídricos e a revitalização das bacias.
No segundo dia, a reunião teve início com a apresentação sobre o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERHBA), conduzida por Maiana Pitombo, assessora do Gabinete da Sema. Ela destacou a reativação do fundo, que dispõe de um orçamento de 4,3 milhões de reais, e enfatizou a importância dos comitês na apresentação de projetos para captação de recursos.
Outras atividades incluíram a exposição do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental e o espaço #FalaComitê, onde os membros compartilharam suas demandas. Thamires Gomes, secretária executiva dos Comitês do Inema, abordou a realização do III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (ECOBA) e do III Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas, Bahia e Sergipe (ALBASE), programado para novembro de 2024.
Ana Odália Sena, coordenadora geral do FBCBH, ressaltou a relevância da reunião para a troca de conhecimentos e a discussão das demandas dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Ela avaliou positivamente o evento, destacando a importância da participação dos membros nas discussões sobre a gestão de recursos hídricos na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




