No dia 9 de novembro de 2024, Feira de Santana será o centro do 1º Festival Estadual de Bandas de Pífano da Bahia, que ocorrerá às 14 horas na Escola Allan Kardec, localizada na Rua Luz e Fraternidade, no bairro Jardim Acácia. Com entrada gratuita, o evento reunirá bandas de pífano de diversas regiões do estado, além de estudantes e pesquisadores, proporcionando um espaço para shows, palestras e conversas sobre a importância e o papel das bandas de pífano na cultura baiana e nacional.
Para o organizador e proponente do festival, Gabriel Raposo, a escolha de Feira de Santana reflete a importância da cidade no cenário cultural baiano, considerando-se sua influência na difusão e preservação de tradições populares. O evento busca, segundo ele, reforçar o apoio a grupos que mantêm viva a tradição das bandas de pífano no estado, alinhando-se aos esforços de preservação dessa expressão cultural.
“As bandas de pífano, também conhecidas como gaitas, representam uma manifestação cultural que remonta ao período colonial brasileiro e que, nas últimas décadas, tem buscado maior valorização e preservação. Em estados como Pernambuco e Minas Gerais, encontros de bandas de pífano já são uma prática consolidada. Nosso objetivo é impulsionar esse movimento na Bahia, acompanhando a valorização que ocorre em nível nacional”, afirmou Raposo.
O festival é financiado pelo Banco do Nordeste e apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do Fundo Nacional de Cultura, utilizando mecanismos previstos no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O evento é uma das iniciativas da Lei 8.313/91, destinada a fomentar projetos culturais e fortalecer a diversidade cultural brasileira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




