Feira de Santana expandiu o programa Jovem Aprendiz Feirense para alcançar mil jovens da rede pública de ensino municipal, com anúncio feito em solenidade na Igreja do Avivamento Bíblico. O programa, lançado em 2023, inicialmente atendeu 100 jovens e, recentemente, foi ampliado de 600 para mil beneficiários. A cerimônia ocorrida nesta terça-feira (29/10/2024) contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, da secretária de Educação, Anaci Paim, da primeira-dama de Goiás, Maria das Graças Caiado, e outras autoridades locais. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demã by Renapsi).
Em seu discurso, o prefeito Colbert Martins Filho destacou o papel do programa no desenvolvimento de habilidades profissionais dos jovens e agradeceu à primeira-dama de Goiás pelo apoio na implementação.
“Hoje, autorizo que o Jovem Aprendiz Feirense atenda até mil jovens, fortalecendo nosso compromisso com a juventude de Feira de Santana”, afirmou.
O Jovem Aprendiz Feirense, criado para oferecer experiência prática no ambiente de trabalho, é voltado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino fundamental, com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. A secretária Anaci Paim ressaltou que o investimento visa despertar potencialidades, incentivando valores como pontualidade, responsabilidade e engajamento.
“O impacto desse programa revela a importância do trabalho na formação pessoal e profissional dos participantes, proporcionando qualidade e sentido para o aprendizado”, observou.
Exemplos dos benefícios do programa são relatados pelos próprios participantes. Isadora Susane Dias, de 21 anos, estudante da EJA na Escola Municipal Chico Mendes, mencionou a satisfação em poder utilizar sua remuneração para investir em um curso de manicure, uma atividade que planeja desenvolver futuramente. Gabriel Leite Alves, de 16 anos, aluno da Escola Municipal Ernestina Carneiro, afirmou que a experiência contribuiu para seu desenvolvimento profissional e aprendizado em trabalho colaborativo.
A primeira-dama de Goiás, Maria das Graças Caiado, reforçou o valor da educação como ferramenta para o rompimento do ciclo de pobreza, referindo-se ao “Aprendiz do Futuro”, programa similar em Goiás. Em discurso, ela incentivou os jovens a se dedicarem às oportunidades oferecidas.
“Nada rompe o ciclo de pobreza sem a Educação. A mesma chance está sendo oferecida aqui em Feira de Santana, e isso é motivo de orgulho”, disse.
Também participaram da cerimônia os diretores da Demã Global, Adair Meira, e da Demã Regional Nordeste, Diego Rocha. Eles enfatizaram o compromisso da organização em promover a integração social e profissional dos jovens por meio de programas de qualificação.
Critérios de participação
Para integrar o Jovem Aprendiz Feirense, os interessados devem ter entre 15 e 21 anos, renda familiar de até dois salários mínimos per capita e estar matriculados no EJA ou no ensino fundamental da rede pública municipal. Os estudantes selecionados recebem remuneração baseada no salário mínimo por hora, com direito a décimo terceiro, férias, vale-transporte, seguro de vida, uniformes e crachá. A carga horária é de 20 horas semanais, sendo obrigatória a frequência nas aulas. Ausências resultam em afastamento do programa.
Leia +
Primeira-dama de Goiás cumpre agenda em Feira de Santana com o prefeito Colbert Martins Filho











Deixe um comentário