A cidade de Salvador foi palco do concerto “Sinfonia Terra Brasilis”, executado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que marcou o encerramento das atividades do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 nesta sexta-feira (08/11/2024). O evento, realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, contou com a participação de artistas como Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Kleiton & Kledir, Mart’nália e BaianaSystem, sob a regência do maestro Carlos Prazeres. O Governo do Estado apoiou a iniciativa, que buscou celebrar a diversidade cultural do Brasil e reforçar o compromisso com o fomento à cultura e à inclusão social.
Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da Bahia como centro cultural.
“A presença de artistas de todas as regiões do Brasil evidencia a força da Bahia como referência em diversidade e inclusão cultural. Este evento celebra o protagonismo baiano e nos prepara para a reunião do G20 no Rio de Janeiro, onde levaremos a Carta da Bahia, com propostas de políticas globais de incentivo à cultura e à sustentabilidade,” afirmou.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância da Bahia como cenário do encerramento das atividades.
“A arte e a cultura são essenciais para a inclusão social e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. A Bahia, com sua riqueza cultural, nos ensina que todos somos agentes culturais. Este evento prova que a cultura, além de preservar nosso patrimônio, é um caminho para a justiça social,” destacou a ministra.
O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, também enfatizou a importância do concerto.
“Estamos oferecendo um espetáculo musical de alto nível, com a Orquestra Sinfônica da Bahia como anfitriã e com uma representação da diversidade da música brasileira, refletindo as cinco regiões do país. Este evento encerra, de forma memorável, um momento relevante para a cultura mundial, que teve a Bahia como anfitriã,” pontuou o secretário.
Solidariedade em cena
Além da celebração cultural, o evento também promoveu uma ação de solidariedade, em parceria com o programa Bahia Sem Fome, que incentiva a doação de alimentos. O público presente foi convidado a contribuir com um quilo de alimento não perecível, reforçando o compromisso do evento com causas sociais e o combate à insegurança alimentar no estado.
A programação do concerto teve início com a Orquestra Sinfônica da Bahia, seguida por apresentações de artistas convidados, que trouxeram uma diversidade de estilos e representaram a cultura musical de várias regiões brasileiras. Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Kleiton & Kledir, Ellen Oléria, Mart’nália e BaianaSystem entusiasmaram o público com performances enérgicas e variadas. O evento culminou com todos os artistas reunidos em uma apresentação conjunta, destacando a importância das políticas culturais para o fortalecimento da identidade nacional e a projeção da cultura brasileira em um contexto global.
Encerramento das atividades do G20 em Salvador
O concerto marcou o fim das discussões do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, realizadas em Salvador durante quatro dias. Como resultado, foi elaborada a Carta da Bahia, documento que estabelece diretrizes para políticas culturais em nível global. Representantes dos países membros do G20 reforçaram a relevância dessas discussões para a formulação de políticas culturais que protejam a diversidade e promovam a inclusão social por meio da arte.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




