A fotografia oficial dos líderes do G20, realizada nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, marcou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento teve como cenário a Baía de Guanabara e o Morro do Pão de Açúcar, mas foi notado pela ausência de figuras centrais, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os primeiros-ministros do Canadá e da Itália, Justin Trudeau e Giorgia Meloni.
As imagens transmitidas pelo canal oficial do G20 Brasil mostraram que os três líderes chegaram atrasados, após a realização da fotografia. O Itamaraty ainda não esclareceu as razões para o atraso. A foto reuniu cerca de 50 líderes, incluindo chefes de Estado, representantes de organismos multilaterais e instituições financeiras. Entre eles estavam o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
No centro da fotografia, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aparece ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que presidiu o G20 no ciclo anterior, e do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assumirá a liderança do grupo no próximo ciclo. A retomada da tradição da foto oficial ocorreu após dois anos de interrupção, marcados por tensões políticas e conflitos internacionais que dificultaram a realização do registro coletivo.
A última foto oficial havia sido feita em 2021, em Roma, durante a presidência italiana do G20. As edições subsequentes, realizadas em Bali (2022) e Nova Déli (2023), não incluíram o momento em razão do desconforto de líderes em compartilhar o espaço com o representante do governo russo, devido à guerra na Ucrânia.
O Brasil encerra sua presidência do G20 nesta cúpula, a primeira vez desde 2008 que o país lidera o grupo em seu formato atual, composto pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, mais recentemente, da União Africana. A liderança do G20 será transferida para a África do Sul no próximo ciclo, reforçando o compromisso do grupo com temas globais, como segurança alimentar, combate à pobreza e cooperação econômica.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




