A montadora chinesa BYD anunciou, nesta segunda-feira (02/12/2024), a contratação de 10 mil pessoas para sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia. Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a CEO regional da empresa, Stella Li, destacou que a planta será a maior e mais avançada unidade da BYD fora da China. A estrutura foi adquirida em julho do ano passado e anteriormente abrigava uma fábrica da Ford.
De acordo com a CEO, a produção está prevista para iniciar em março de 2025, com uma meta de fabricar 150 mil veículos até o final do primeiro ano de operação e 300 mil até o final de 2026. A projeção é que, até esse período, o número de funcionários da unidade aumente para 20 mil.
Além da produção de veículos elétricos, a BYD está investindo em inovações tecnológicas. A empresa desenvolveu, com a colaboração de 110 engenheiros chineses e brasileiros, um motor flexível que utiliza eletricidade, gasolina e etanol, sendo este último um combustível amplamente utilizado no Brasil. A iniciativa cumpre um compromisso assumido pela montadora com o governo brasileiro e reflete a aposta na diversificação energética.
Para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, a BYD também está construindo um centro de tecnologia na Bahia. A produção do motor flexível é considerada estratégica, dado que o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor de etanol no mundo, com uma trajetória que remonta ao programa Proálcool, iniciado na década de 1970.
O presidente Lula afirmou que o investimento da BYD é um marco para a industrialização do Brasil, especialmente no setor automotivo.
“O Brasil está consolidando sua posição como líder na produção de veículos sustentáveis”, declarou o presidente durante o anúncio.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




