A 15ª edição da Escola de Aventura do Agreste começa no próximo sábado (18/01/2025), e segue até o final de fevereiro, mobilizando atletas de corrida de aventura em Salvador e na Região Metropolitana. O evento tem como objetivo principal atrair novos adeptos para a modalidade, por meio de uma série de oficinas teóricas e práticas, além de competições preparatórias para eventos estaduais e nacionais. As atividades serão realizadas durante os finais de semana de janeiro e fevereiro, culminando no Treinão Mandacaru, previsto para o dia 9 de fevereiro, em Feira de Santana, com uma prova de 35 km que incluirá mountain bike, trekking, natação, canoagem e rapel.
O primeiro final de semana de atividades será marcado por uma série de oficinas. No sábado, 18 de janeiro, às 8h, ocorre a abertura oficial no Parque das Dunas, em Stella Maris, seguida por um workshop sobre as técnicas de navegação, fundamentais para a prática da corrida de aventura. No domingo, 19 de janeiro, as oficinas práticas se concentram em Barra de Jacuípe, com aulas de canoagem para os participantes das turmas A e B. O evento prossegue no final de semana seguinte, com a realização do trekking noturno em Busca Vida, em Camaçari, e do treino de mountain bike na Estrada do Coco, em Salvador. As atividades também incluirão uma oficina de técnicas verticais no Parque dos Ventos, em Salvador, que visa preparar os participantes para os desafios de escalada e rapel.
Organizada pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a Escola de Aventura é uma imersão nas principais atividades que compõem as provas da modalidade. A corrida de aventura, que combina múltiplas disciplinas como trekking, ciclismo e navegação, adapta-se aos diferentes ambientes naturais, apresentando desafios únicos em cada local. A Bahia, que tem se destacado no cenário nacional, não apenas pela qualidade de seus atletas, mas também pela realização de importantes competições, como a Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2024, já é um polo da modalidade. A participação de cidades do interior da Bahia, como as localizadas na Chapada Diamantina e em regiões ecoturísticas, tem contribuído para a expansão e a popularização do esporte.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




