A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) lançou, nesta terça-feira (21/01/2025), a segunda edição do projeto “Prevenir é Agir, Venha na Paz”. O evento ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, com a presença de autoridades, artistas e representantes das forças de segurança. A iniciativa tem como objetivo capacitar policiais militares, civis, bombeiros e peritos técnicos para atuar nos festejos populares do verão, além de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a violência.
Coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), o projeto também contará com a colaboração de artistas e blocos carnavalescos. Durante a cerimônia, as Ganhadeiras de Itapuã realizaram uma apresentação musical, e participantes receberam o título de “Guardiães da Paz” em reconhecimento à promoção da cultura de não violência.
O secretário da segurança pública, Marcelo Werner, destacou que o programa busca conscientizar foliões e reforçar a segurança nos eventos. “A ideia é garantir que todos participem das festas com tranquilidade e respeito. Contamos com o apoio dos artistas e associações de blocos para propagar essa mensagem”, afirmou Werner.
Entre as ações previstas, estão a produção de campanhas publicitárias com mensagens de paz e dicas de segurança, a serem divulgadas por meio de redes sociais, rádio e televisão. O projeto também inclui capacitação de servidores para lidar com questões como racismo, homofobia, tráfico de drogas, violência contra a mulher e exploração infantil.
Além da segurança pública, o programa contempla a saúde e o bem-estar dos profissionais que atuam nos eventos. Equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais realizarão atendimentos, exames laboratoriais e atividades terapêuticas. Segundo a tenente-coronel Denice Santiago, a proposta da Caravana Biopsicossocial é cuidar tanto dos foliões quanto dos servidores.
Com a implementação das ações, a SSP reforça o compromisso de garantir um verão mais seguro e inclusivo, promovendo um ambiente de respeito e tranquilidade para baianos e turistas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




