Na sexta-feira (31/01/2025), a cidade de Ilhéus sediará uma importante manifestação cultural com o Encontro dos Bumbas, evento promovido pela BAMIN por meio do Programa de Valorização da Cultura (PVC). A celebração trará ao público duas das mais relevantes expressões folclóricas da região: o Bumba Meu Boi do Seu Oreco, de Urucutuca, e o Reisado de Vila Juerana. A apresentação acontecerá em frente à Catedral de São Sebastião, na Praça Dom Eduardo, a partir das 16h30, e promete atrair os moradores e turistas de Ilhéus com ritmos típicos, danças e a energia das tradições culturais.
Este é o segundo ano consecutivo que a BAMIN organiza o Encontro dos Bumbas, evento que, em 2023, marcou o retorno dos dois grupos à cidade após mais de 30 anos sem se apresentarem juntos. A iniciativa é um marco na preservação e na revitalização das manifestações culturais de Ilhéus, e reflete os esforços para dar visibilidade e fomentar as tradições locais. No primeiro evento, o encontro dos grupos Bumba Meu Boi e Reisado teve grande repercussão, sendo até incluído em um remake da telenovela “Renascer”, exibido pela Rede Globo.
O Bumba Meu Boi de Vila Juerana e o Bumba Meu Boi do Seu Oreco são manifestações culturais de grande importância para Ilhéus e para a Bahia, ambas celebradas principalmente no Dia de Reis (6 de janeiro), com algumas atividades estendendo-se por todo o mês. O grupo de Vila Juerana é reconhecido por seus personagens como o Vaqueiro, a Mulinha e a Jaraguaia, e mantém uma tradição que é passada por gerações. Já o grupo de Urucutuca, fundado em 1940 por Aurelino Alves Galdino, o “Seu Oreco”, também é responsável por um rico legado cultural, com a presença de personagens como a Rainha e o Vaqueiro, que participam das danças e das cantorias do Bumba Meu Boi.
A BAMIN também traz como novidade desta edição a Feirinha de Empreendedores, que ocorrerá das 16h às 20h, e tem como objetivo promover o empreendedorismo regional. O espaço será uma vitrine para produtos artesanais de pequenos empreendedores locais, com destaque para o trabalho de mulheres de comunidades cacaueiras, pesqueiras e tradicionais da região. O evento será uma oportunidade para o público apoiar a produção local, experimentando pratos típicos e adquirindo artesanato regional.
O projeto, realizado com a assessoria técnica do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (PAE) da BAMIN, visa fortalecer as economias locais, conectando os produtores regionais aos consumidores e promovendo a troca de conhecimentos e a valorização do trabalho manual. Uma das participantes da Feirinha, a artesã Suzana Calhau Nascimento, destacou a importância da iniciativa:
“Muito feliz por essa oportunidade de estar incluída na incubadora social. Podem ter certeza que minhas mercadorias hoje já são fruto do programa”, comemorou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




