De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro continua sendo o principal responsável pela produção de gás natural no Brasil, com uma participação significativa de 74%. Esse aumento na produção foi impulsionado por um crescimento de 6% no estado, atingindo uma média diária de 113 milhões de m³/dia. Em comparação, a produção nacional de gás natural teve um aumento mais modesto de 1%, totalizando 151 milhões de m³/dia. O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou a importância estratégica do gás natural para a indústria fluminense, afirmando que o estado se consolidou como um hub do setor no país.
O estudo também revelou que as reservas de gás natural no Brasil cresceram 46% em 2023, principalmente a partir de campos localizados em águas fluminenses. O Rio de Janeiro detém agora 72% das reservas nacionais, que somam 517 bilhões de metros cúbicos, com 372 bilhões de metros cúbicos localizados no estado.
Além disso, a Firjan mapeou um cenário promissor para o setor, com investimentos previstos superiores a R$ 150 bilhões ao longo da cadeia de valor do gás natural nos próximos dez anos. Esses investimentos devem gerar mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, dependendo da implementação de projetos no setor. Caetano reforçou que a abertura do mercado livre de gás natural em 2024 foi um marco para o setor, possibilitando que as indústrias busquem soluções mais competitivas, o que deve contribuir para o crescimento econômico sustentável do estado e do país.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro vê o gás natural como um dos pilares para a descarbonização da economia fluminense e como uma ferramenta para aumentar a competitividade das indústrias locais, além de fortalecer a segurança energética tanto no estado quanto no Brasil. O crescimento do setor de gás natural no Rio de Janeiro reflete a importância estratégica do estado no contexto energético nacional, além de sua contribuição para a geração de empregos e para a transformação da indústria nacional.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




