Juiz do Rio de Janeiro será investigado por baixa produtividade e irregularidades na gestão processual

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a instauração de um processo administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz titular da 37ª Vara Cível da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A medida foi tomada durante a 1ª Sessão Ordinária do CNJ em 2025, após a apresentação de um relatório de inspeção conduzido pelo corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques.

O magistrado é investigado por baixa produtividade, fraude nos índices estatísticos de desempenho e falhas na gestão dos processos sob sua responsabilidade. A inspeção revelou que a vara não possui controle adequado dos vencimentos de cartas precatórias, com 1.212 processos aguardando prazos. Além disso, no dia da auditoria, foram encontradas 221 petições pendentes de juntada, sendo a mais antiga de 2015.

Outro aspecto identificado foi a existência de 582 processos paralisados há mais de 100 dias, dos quais 363 estavam conclusos para decisão. Além disso, verificou-se que, ao avaliar os indicadores de produtividade, o magistrado teria registrado como sentenças despachos compostos por apenas três palavras, o que configura tentativa de manipulação dos índices de movimentação processual.

O ministro Mauro Campbell Marques reconheceu que, nos últimos anos, houve melhorias na atuação do juiz, com a adoção de medidas corretivas. No entanto, ressaltou que os problemas identificados na inspeção de março de 2022 não podem ser ignorados. Segundo o corregedor, o cenário anterior era caracterizado por paralisação indevida de processos, despachos procrastinatórios e ausência de controle da secretaria e dos atos de gestão necessários.

Apesar das irregularidades constatadas, o CNJ decidiu não afastar o magistrado do cargo durante o trâmite do PAD. O corregedor destacou que o juiz poderá apresentar justificativas e defesa, incluindo a alegação de que sua produtividade foi prejudicada por problemas de saúde. A defesa do magistrado, em sustentação oral, argumentou que o juiz enfrentou graves dificuldades médicas, que comprometeram sua capacidade de trabalho.

O PAD seguirá sob análise do Conselho Nacional de Justiça, que avaliará a responsabilidade do magistrado e eventuais sanções cabíveis.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading