O Caps I Osvaldo Brasileiro Franco, serviço especializado da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em Feira de Santana, completou 20 anos de atividades na manhã desta quinta-feira (20/02/2025), em um evento marcado por alegria e acolhimento. A unidade oferece atendimento especializado para crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, como depressão, ansiedade, autismo e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros.
Atualmente, o Caps i atende 4.500 dos 12.200 pacientes matriculados na rede. Durante a cerimônia, a coordenadora da unidade, Liliana Cotias, explicou os serviços prestados pelo equipamento, que incluem consultas individuais, oficinas terapêuticas e grupos de apoio familiar.
“Aqui todos são acolhidos com muito amor”, destacou Liliana.
O atendimento na unidade é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais. O serviço é porta aberta, ou seja, o acesso pode ser feito tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos de outros serviços de saúde ou assistenciais.
A agente de limpeza Luzinete Valério contou sua experiência ao buscar o Caps i para seus filhos, Arthur Levy, de 9 anos, e Ayllana Letícia Santos, de 4. Arthur, diagnosticado com autismo, TDAH e Transtorno Opositor Desafiador (TOD), e Ayllana, que ainda está em fase de diagnóstico, receberam acompanhamento contínuo no Caps i. “Desde que meus filhos começaram a ser acompanhados aqui, percebi uma grande melhora no comportamento deles. Esse serviço é essencial”, afirmou Luzinete, ressaltando a importância do acompanhamento especializado.
Durante o evento, a subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, enfatizou o trabalho humanizado realizado pelo Caps i e destacou o impacto positivo no acolhimento e no bem-estar das crianças e adolescentes atendidos.
“O sorriso das crianças, a presença dos pais e a dedicação dos profissionais são reflexos do amor e da assistência de qualidade oferecidos no Caps i”, declarou Valdenice.
O aniversário de 20 anos foi marcado também por um culto ecumênico e contou com a presença de várias autoridades, como o subsecretário de Governo, Matheus Ferreira, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o diretor da Rede Própria à Saúde, Sebastião Oliveira, a chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, e o coordenador em Saúde Mental, Joadson Andrade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




