A Prefeitura de Feira de Santana promoveu, neste sábado (01/03/2025), um mutirão de oftalmologia em parceria com o Instituto Baiano de Oftalmologia (IBO), ligado à Santa Casa de Misericórdia. O objetivo é reduzir a fila de espera para exames e consultas na rede pública municipal. A iniciativa atendeu cerca de 100 pacientes, incluindo recém-nascidos, idosos e adultos encaminhados pela Central de Regulação do município.
Atendimento oftalmológico para todas as idades
Entre os beneficiados, estava Elisa, de 19 dias de vida, levada pela mãe, Jaqueline Joze, para a realização do Exame do Olhinho, essencial para identificar problemas congênitos na visão.
“O exame foi marcado pelo Hospital da Mulher, e tudo ocorreu de forma rápida”, relatou a mãe.
Além dos atendimentos pediátricos, o mutirão também contemplou pacientes adultos. Tatiana Carvalho, moradora da cidade, agendou sua consulta pelo aplicativo Feira Conectada e foi encaminhada para a unidade.
“Fui atendida rapidamente e agora aguardo os exames complementares”, afirmou.
Procedimentos realizados
A ação incluiu consultas oftalmológicas e exames como mapeamento de retina, utilizado para diagnosticar doenças que afetam a visão, e capsulotomia, procedimento indicado para pacientes que já realizaram cirurgia de catarata e voltaram a apresentar opacidade na visão.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que mais dois mutirões deverão ser realizados para cumprir a meta da gestão municipal de zerar a fila de espera para atendimentos oftalmológicos acumulados no último ano.
“É uma área essencial, pois interfere diretamente na qualidade de vida da população”, afirmou.
Além dos mutirões, o atendimento oftalmológico segue normalmente na rede municipal de saúde, com marcações feitas pela Central de Regulação. Segundo Rodrigo Matos, a estratégia da gestão é garantir que, futuramente, não haja necessidade de ações concentradas para reduzir filas.
Compromisso da gestão municipal
O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou a ação por chamada de vídeo e reforçou o compromisso de realizar todos os exames oftalmológicos em atraso nos primeiros 100 dias de governo. Ele agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos e destacou a importância do atendimento para a população.
O secretário de Comunicação Social, Joilton Freitas, esteve no IBO ao lado de Rodrigo Matos para acompanhar os trabalhos e dialogar com os pacientes atendidos.








Deixe um comentário