A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, instituição filantrópica responsável pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), comemorou, nesta terça-feira (25), seu 166º aniversário. Para marcar a data, foi celebrada uma missa presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian. Durante o evento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a missão histórica da instituição em atender a população carente da cidade e região, enfatizando o compromisso com aqueles que não dispõem de recursos financeiros para acessar serviços médicos.
Dom Itamar Vian fez referência ao significado religioso da data, que coincide com a comemoração da Anunciação da Vinda do Senhor Jesus pela Igreja Católica. O arcebispo sublinhou que “todas as vezes que cuidamos de um doente, cuidamos de Jesus”, enfatizando a importância da ação humanitária da instituição.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, ex-provedor da Santa Casa, relembrou sua trajetória na administração da instituição e afirmou que a experiência foi a maior de sua carreira pública. “Passei muitos anos de minha vida nesta instituição e, sem dúvidas, foi a maior experiência de toda a minha vida pública. Esta era a única instituição que atendia as pessoas mais pobres da região, incluindo moradores de Irecê, do Recôncavo baiano, da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia”, disse o prefeito, destacando a relevância do Dom Pedro de Alcântara como referência para o atendimento médico naquela época, especialmente antes da criação do Hospital Clériston Andrade.
A atual provedora da Santa Casa, Fernanda Reis, também fez uso da palavra para ressaltar os avanços alcançados pela instituição ao longo dos anos. Ela aproveitou a ocasião para inaugurar o novo Centro Ambulatorial, uma unidade que presta homenagem ao médico ortopedista Benício Cavalcante, que contribuiu significativamente para o hospital durante muitos anos.
O médico e presidente da Academia Feirense de Letras, João Batista, recordou a história de fundação da Santa Casa de Misericórdia e a construção do Hospital Dom Pedro de Alcântara, destacando a visão de homens dedicados da cidade que buscaram estabelecer uma instituição de saúde para a coletividade.









Deixe um comentário