O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) de Feira de Santana atende 1.153 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre 2022 e 2024, 31% dos atendimentos na unidade foram voltados para pacientes com autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira (02/04/2025).
Aumento na demanda por atendimento especializado
A coordenadora do CAPS Infantil, Liliane Cotias, destacou o crescimento na busca por acompanhamento para crianças e adolescentes com TEA. “Nosso compromisso é oferecer suporte não apenas aos pacientes, mas também às famílias. Trabalhamos para fortalecer a autonomia e a inclusão social dessas pessoas”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou que o atendimento será ampliado por meio de ações integradas com outras áreas do governo. Como parte dessa iniciativa, a gestão municipal está estruturando novos serviços no Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER-TEA).
Caracterização do TEA e suporte oferecido
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, o comportamento e as interações sociais. Algumas crianças podem apresentar seletividade alimentar, hiperfoco em determinados temas ou objetos e dificuldades na fala.
O CAPS Infantil conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicopedagogos e fisioterapeutas. Para acessar os serviços, os responsáveis devem procurar a unidade para orientações sobre a assistência disponível.










Deixe um comentário