O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), divulgou nesta quarta-feira (23/04/2025), no Diário Oficial do Estado, o resultado da licitação destinada à contratação da empresa responsável pela restauração da fachada da Igreja Senhor dos Passos, localizada no município de Feira de Santana.
A vencedora do certame foi a Romas Engenharia e Consultoria, que apresentou proposta no valor de R$ 1,5 milhão. O contrato estipula prazo de seis meses para a conclusão dos trabalhos, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Restauração visa garantir segurança e preservação histórica
A intervenção foi motivada por incidentes recentes de queda de fragmentos dos pináculos, adornos localizados no topo da fachada do templo. Vistorias técnicas realizadas por equipes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Conder, Prefeitura Municipal, Paróquia do Senhor dos Passos e Arquidiocese de Feira de Santana identificaram a deterioração dos elementos decorativos, levando ao isolamento preventivo da área externa da igreja.
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e garantir a segurança da população, a obra compreende a estabilização dos elementos das fachadas, além da recuperação de revestimentos, pináculos e ornamentos arquitetônicos. A medida também visa fortalecer a identidade cultural local e impulsionar o turismo religioso na região.
Escopo da obra e etapas previstas
O projeto técnico prevê as seguintes etapas:
-
Estabilização e consolidação de elementos decorativos;
-
Recuperação dos revestimentos em argamassa;
-
Restauração do coroamento da platibanda;
-
Reconstrução dos pináculos e demais adornos.
A Conder será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, com recursos descentralizados pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Templo histórico em processo de tombamento
A Igreja Senhor dos Passos foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano em maio de 2024 e atualmente se encontra em processo de tombamento pelo IPAC. O templo religioso é um dos marcos arquitetônicos e espirituais de Feira de Santana.
Construída ao longo de seis décadas, a igreja foi entregue ao público pela primeira vez em 1936, sendo oficialmente inaugurada apenas em 1964, quando passou à condição de paróquia. Em 2010, o templo foi interditado após a identificação de problemas estruturais, tendo sido reaberto ao público em julho de 2012, após obras executadas pela antiga Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




