As celebrações em homenagem a Santo Antônio no Centro Histórico de Salvador seguem até o dia 13 de junho de 2025, reunindo missas, procissões e manifestações culturais no bairro Santo Antônio Além do Carmo. A programação ocorre na igreja e nas áreas externas, com apresentações musicais, atividades culturais e religiosas.
O evento deste ano é marcado pela elevação da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo à condição de Santuário Arquidiocesano, reconhecimento oficializado no último sábado (31/05/2025), pela Arquidiocese de Salvador. O título reforça o papel histórico e religioso do templo, considerado o primeiro dedicado ao santo no Brasil.
O pároco da igreja, padre Jailson Jesus dos Santos, destaca a importância dessa conquista para a comunidade:
“Com o título de santuário, a igreja se torna lugar de peregrinação, romaria e indulgência. É um ponto referencial para a espiritualidade, a religiosidade popular e também para a cultura de Salvador”, afirmou.
A programação religiosa inclui a Trezena de Santo Antônio, com missas diárias às 19h, conduzidas por pregadores convidados. A cada celebração são oferecidas bênçãos temáticas e realizadas ações de solidariedade.
Paralelamente, os visitantes podem conhecer o tradicional altar artístico de cinco metros, produzido pelo artista Rodrigo Guedes, localizado na Rua Direita do Santo Antônio, nº 559. A obra, feita com materiais recicláveis, como papelão e papel, compõe-se de elementos que representam os oratórios domésticos típicos do Nordeste, além de figuras de Santo Antônio, São João e São Pedro.
“O tema deste ano é ‘Santo Antônio: esperança e fé do povo nordestino’. O altar representa os oratórios das casas do interior e das famílias nordestinas, mantendo viva essa tradição”, explicou Rodrigo.
A visitação ao altar acontece até 13 de junho, com horários de segunda a sexta, das 18h às 21h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 21h30.
O tríduo de Santo Antônio ocorre nos dias 11, 12 e 13 de junho, com destaque para:
-
11/06 (quarta-feira)
-
18h30: Apresentação do Coral do Mosteiro de São Bento, celebrando 60 anos
-
19h: Procissão em louvor a Santo Antônio pelo largo
-
19h30: 1ª noite do tríduo
-
-
12/06 (quinta-feira)
-
19h30: 2ª noite do tríduo
-
-
13/06 (sexta-feira) – Dia de Santo Antônio
-
Manhã: Visitação livre ao altar
-
19h30: Encerramento do tríduo e das festividades religiosas
-
Além das atividades religiosas, entre os dias 9 e 13 de junho, haverá uma festa popular no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, das 17h à meia-noite, com barracas, comidas típicas e shows musicais. As atrações começam sempre às 21h:
-
09/06: Banda Sextando
-
10/06: Wellington Pacheco
-
11/06: Daniel Frota
-
12/06: Trio Buruá
-
13/06: Zé de Tonha
As comemorações são realizadas pela Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, com apoio da SOLE Produções, da Associação dos Empreendedores do Centro Histórico (ACHE) e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
A devoção a Santo Antônio, considerado padroeiro de Salvador antes mesmo de São Francisco Xavier, está profundamente ligada à história da cidade. Sua presença se faz sentir em locais como o próprio Santuário, o Forte de Santo Antônio da Barra, onde hoje funciona o Farol da Barra, e na Igreja de Santo Antônio Além da Barra.
A tradição em torno de Santo Antônio inclui práticas como a distribuição de pães abençoados, as trezenas, e as festas juninas, reforçando seu papel como símbolo de fé, proteção espiritual e resistência cultural na capital baiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




