A Bahia mobilizou 42 mil pessoas em 10 dias para contribuir com a elaboração da visão de futuro do estado até 2050, por meio de consulta pública digital lançada em junho pelo Governo do Estado. A ação integra o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2050, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).
A consulta segue aberta até o final de junho, mas o processo participativo continuará ao longo do segundo semestre com a definição de diretrizes, metas, objetivos estratégicos e projetos estruturantes. Até o lançamento oficial do plano, previsto para dezembro de 2025, estão programadas oficinas, entrevistas, pesquisas direcionadas e seminários macroterritoriais, com participação de representantes dos setores público, privado, sociedade civil, universidades e órgãos dos demais poderes.
O PDI Bahia 2050 propõe um planejamento de longo prazo ancorado em temas estratégicos da agenda internacional, como transição energética, mudanças climáticas, envelhecimento populacional, infraestrutura, logística e geopolítica global. A proposta é alinhar as políticas públicas estaduais aos novos desafios e oportunidades globais, com foco em sustentabilidade, inovação e inclusão.
Segundo o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, o plano busca antecipar tendências, projetar cenários e enfrentar incertezas, com uma abordagem baseada em evidências. Ele afirma que o Bahia 2050 é um instrumento técnico e político, resultado de um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, assumido no programa de governo participativo.
O plano também adota um modelo de governança estruturado em três dimensões, incluindo o Fórum Bahia 2050 e indicadores com metas associadas, voltados à formulação de políticas públicas orientadas por resultados.
A consulta pública digital está disponível na plataforma ba.gov.br, com perguntas objetivas e uma questão aberta: “Como você deseja a Bahia em 2050?”. A participação popular superou as expectativas, com respostas de praticamente todos os 417 municípios baianos, de acordo com o coordenador de comunicação da Seplan, Lucas Pondé.
Segundo a consultoria Macroplan, parceira técnica do PDI, a Bahia registra um dos maiores níveis de engajamento já verificados em iniciativas de planejamento estratégico no país. Cerca de 80% dos participantes são mulheres, com idades predominantemente entre 15 e 65 anos, o que evidencia o protagonismo feminino na construção de políticas públicas e a preocupação intergeracional com o futuro.
Para o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, a diversidade e o engajamento popular fortalecem a governança do plano e reafirmam o papel da Bahia no contexto de agendas internacionais que integram perspectiva de gênero ao planejamento e ao orçamento públicos.
Além da consulta digital, o mês de junho inclui a realização do ciclo “Diálogos para o Futuro da Bahia”, com encontros que envolvem diversos segmentos sociais em debates sobre nova indústria, revolução digital, políticas públicas transversais e equidade social.
A participação na consulta é aberta a qualquer cidadão, por meio do formulário disponível na plataforma ba.gov.br, até 30 de junho.











Deixe um comentário