Governo da Bahia mobiliza mais de 40 mil pessoas para construção do plano de desenvolvimento até 2050

A Bahia mobilizou 42 mil pessoas em 10 dias para contribuir com a elaboração da visão de futuro do estado até 2050, por meio de consulta pública digital lançada em junho pelo Governo do Estado. A ação integra o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2050, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).

A consulta segue aberta até o final de junho, mas o processo participativo continuará ao longo do segundo semestre com a definição de diretrizes, metas, objetivos estratégicos e projetos estruturantes. Até o lançamento oficial do plano, previsto para dezembro de 2025, estão programadas oficinas, entrevistas, pesquisas direcionadas e seminários macroterritoriais, com participação de representantes dos setores público, privado, sociedade civil, universidades e órgãos dos demais poderes.

O PDI Bahia 2050 propõe um planejamento de longo prazo ancorado em temas estratégicos da agenda internacional, como transição energética, mudanças climáticas, envelhecimento populacional, infraestrutura, logística e geopolítica global. A proposta é alinhar as políticas públicas estaduais aos novos desafios e oportunidades globais, com foco em sustentabilidade, inovação e inclusão.

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, o plano busca antecipar tendências, projetar cenários e enfrentar incertezas, com uma abordagem baseada em evidências. Ele afirma que o Bahia 2050 é um instrumento técnico e político, resultado de um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, assumido no programa de governo participativo.

O plano também adota um modelo de governança estruturado em três dimensões, incluindo o Fórum Bahia 2050 e indicadores com metas associadas, voltados à formulação de políticas públicas orientadas por resultados.

A consulta pública digital está disponível na plataforma ba.gov.br, com perguntas objetivas e uma questão aberta: “Como você deseja a Bahia em 2050?”. A participação popular superou as expectativas, com respostas de praticamente todos os 417 municípios baianos, de acordo com o coordenador de comunicação da Seplan, Lucas Pondé.

Segundo a consultoria Macroplan, parceira técnica do PDI, a Bahia registra um dos maiores níveis de engajamento já verificados em iniciativas de planejamento estratégico no país. Cerca de 80% dos participantes são mulheres, com idades predominantemente entre 15 e 65 anos, o que evidencia o protagonismo feminino na construção de políticas públicas e a preocupação intergeracional com o futuro.

Para o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, a diversidade e o engajamento popular fortalecem a governança do plano e reafirmam o papel da Bahia no contexto de agendas internacionais que integram perspectiva de gênero ao planejamento e ao orçamento públicos.

Além da consulta digital, o mês de junho inclui a realização do ciclo “Diálogos para o Futuro da Bahia”, com encontros que envolvem diversos segmentos sociais em debates sobre nova indústria, revolução digital, políticas públicas transversais e equidade social.

A participação na consulta é aberta a qualquer cidadão, por meio do formulário disponível na plataforma ba.gov.br, até 30 de junho.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading