Os portos brasileiros movimentaram 532 milhões de toneladas de carga entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume representa o maior índice já registrado na série histórica, com aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Crescimento impulsionado por políticas públicas e agropecuária
O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, atribuiu o resultado ao conjunto de políticas públicas adotadas pelo Governo Federal e à expansão da capacidade portuária nacional. Para o ministro, a descentralização da movimentação portuária tem gerado impactos positivos no desenvolvimento regional e na logística do comércio exterior.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destacou o papel do agronegócio como um dos principais responsáveis pelo desempenho do setor. Segundo ele, as safras recordes e a demanda crescente por exportações de grãos impulsionaram a movimentação nos portos, tendência que deve se intensificar no segundo semestre.
Terceiro mês consecutivo de recorde
De acordo com a Antaq, o desempenho de maio consolidou o terceiro mês consecutivo de recorde na movimentação portuária. Somente neste mês, foram movimentadas 118,4 milhões de toneladas, volume 7% superior ao registrado em maio de 2024 e o maior da série histórica para o período.
Entre os portos públicos, o destaque foi o Porto de Rio Grande (RS), que apresentou crescimento de 47% no volume de carga. A recuperação ocorreu após a redução das operações em 2024, causada pelas fortes chuvas no estado.
Transporte de contêineres em expansão
O transporte de cargas conteinerizadas também apresentou crescimento. Em 2024, esse tipo de carga aumentou em 20% em relação ao ano anterior. Nos primeiros cinco meses de 2025, a movimentação de contêineres já registra alta de 7% em comparação ao mesmo período de 2024.
Leilões previstos para ampliar capacidade portuária
Além dos recordes de movimentação, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou uma série de leilões e concessões previstos para 2025, com objetivo de ampliar a capacidade operacional dos portos brasileiros.
Entre os destaques está o leilão do terminal de contêineres Tecon Santos 10, no Porto de Santos, que deve ampliar em 50% a capacidade do maior porto do país. Também está agendado, para setembro, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, modelo considerado inédito no país. A iniciativa será replicada em outros quatro portos: Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.
As concessões visam aumentar a eficiência logística, reduzir gargalos operacionais e permitir o recebimento de embarcações de maior porte.
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