Foi encerrada nesta terça-feira (15/07/2025), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Feira de Santana. O evento teve como foco o debate e a construção de propostas para políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade racial.
Com o tema “Igualdade, Democracia, Reparação e Justiça Racial”, a conferência reuniu representantes do poder público, sociedade civil e lideranças comunitárias. Durante dois dias de programação, os participantes discutiram eixos estratégicos voltados à inclusão racial, à reparação histórica e à fortalecimento da democracia com base na justiça social.
Segundo Aristides Maltez, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a conferência marca um retorno importante para o município.
“Há 12 anos não realizávamos uma conferência da igualdade racial em Feira de Santana. Hoje saímos com propostas construídas e alinhadas aos princípios de justiça racial”, declarou.
A secretária municipal das Políticas Públicas para Mulheres, Neinha Bastos, reforçou a importância da participação coletiva:
“O diálogo entre governos, sociedade civil e instituições fortalece a formulação de políticas públicas eficazes. A conferência representa um passo na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.”
Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do evento. Ao final dos debates, foram eleitos os delegados que representarão Feira de Santana na etapa estadual da conferência, assegurando a participação do município nas deliberações do Governo da Bahia sobre igualdade racial.
A programação contou ainda com a sistematização das propostas locais, que serão integradas ao plano estadual e, posteriormente, nacional, consolidando as ações de enfrentamento ao racismo institucional e estrutural.











Deixe um comentário