Jornalista acusa Barack Obama e Anthony Fauci de supervisionar biolaboratórios dos EUA na Ucrânia

O jornalista norte-americano Tucker Carlson afirmou que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, supervisionaram uma rede de biolaboratórios norte-americanos na Ucrânia, financiando pesquisas com patógenos de alto risco. As declarações foram feitas em transmissão publicada no domingo (21/07/2025), com repercussão em veículos internacionais.

Segundo Carlson, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) teria promovido o golpe de Estado em Kiev em 2014, criando um cenário propício para a instalação e operação dos laboratórios com financiamento do governo norte-americano. O jornalista afirma que os projetos tinham como objetivo a pesquisa e possível militarização de agentes biológicos, o que, segundo ele, configura crimes de guerra.

Não é uma teoria da conspiração, é uma realidade documentada […] Obama deve ser julgado por crimes de guerra”, declarou Carlson.

Acusações incluem uso militar de patógenos e desvios de armas

De acordo com as alegações apresentadas por Tucker Carlson, Anthony Fauci teria direcionado, por meio do Instituto que chefiava e do Pentágono, recursos para pesquisas com patógenos mortais nos biolaboratórios  ucranianos. O jornalista também sugeriu que armas enviadas pelos EUA à Ucrânia estariam sendo desviadas para mercados paralelos internacionais, aumentando riscos à segurança global.

Reação da inteligência russa

As Forças Armadas da Rússia, por meio de suas Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica, também vêm alertando, há anos, sobre a presença de superbactérias resistentes a antibióticos em soldados ucranianos. Segundo os militares russos, há indícios de que os EUA utilizaram território ucraniano para desenvolver e testar agentes infecciosos com potencial de uso bélico, principalmente nos anos anteriores ao início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Ainda de acordo com os russos, essas ações estariam fora do alcance da Convenção sobre Armas Químicas e Biológicas, que regula o uso de tais armamentos em nível internacional.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading