Governo propõe a criação de câmara setorial para o segmento atacadista e comércio baiano cresceu 7% em setembro

Governo propõe a criação de câmara setorial para o segmento atacadista

Durante palestra ministrada, neste sábado (14/11/2009), no Iberostar Hotel, em Praia do Forte, o governador Jaques Wagner propôs aos empresários atacadistas (supermercados e distribuidores) a criação de uma câmara setorial. O objetivo da iniciativa seria discutir em conjunto – governo e empresários – os pontos de interesse para o crescimento do setor, como a carga tributária e o combate a sonegação fiscal.

Intitulada Perspectivas da Economia para 2010, a apresentação conduzida por Wagner integrou a programação do 33º Encontro Baiano de Supermercados e 7º Encontro de Distribuidores Atacadistas da Bahia. O evento acontece até este domingo(15), reunindo cerca de 400 empresários e representantes de marcas como Perdigão, Skol, Pepsico, Ambev, Vitarela, Schincariol, Unilever e Adams.

“Tenho todo o interesse de fortalecer o segmento de supermercados e atacadistas da Bahia, por meio da busca de saídas consensuadas”, afirmou Wagner, reconhecendo a centralidade atual dos setores na economia baiana que, em 2009, foram responsáveis por 17% dos empregos gerados no estado e por 12% do Produto Interno Bruto (Pib).

Ao longo da palestra, o governador ressaltou que a Bahia vive um momento de “recuperação da economia”, assim como todo o país, apresentando um crescimento variável entre 1,2% a 1,5%. “Para 2010, esperamos um crescimento em torno de 4.0 a 4.8%”. Destacou, ainda, a geração de mais de 54 mil empregos neste ano, espalhados não só pela RMS, mas por todo o interior baiano.

E o setor de supermercado é um dos que mais gera empregos pelo interior, contribuindo com o desenvolvimento equilibrado da Bahia”, disse.

Diante disso, Wagner enfatizou a construção contínua de uma relação de parceria e transparência com os empresários, para que todos estejam preparados para 2010. “A expectativa é que o setor tenha um 2010 melhor que o 2009, já que a economia baiana certamente crescerá ainda mais”, observou o governador, lembrando que algumas medidas foram e estão sendo adotadas para alavancar o segmento, como a redução do ICMS.

Na avaliação do presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Teobaldo da Costa, os incentivos estaduais contribuíram para que o segmento resistisse a crise econômica mundial. Não conhecemos a crise. Geramos mês a mês mais empregos, mais renda e mais arrecadação de impostos. Com o apoio cada vez maior do Estado, vamos seguir na construção de uma Bahia mais forte”.

Comércio baiano cresceu 7% em setembro

O comércio varejista da Bahia apresentou, em setembro, expansão de 7,0% no volume de vendas em comparação com igual mês de 2008. Setembro foi o nono mês consecutivo em que o comércio baiano apresentou resultado positivo este ano. Em comparação com agosto, mês imediatamente anterior ao pesquisado, a variação foi de 1,4%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008, a expansão é de 5,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgados, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

No Brasil, a taxa de crescimento de setembro, em relação ao mesmo mês de 2008, ficou em torno de 5,0%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a expansão foi de 0,3%. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a taxa ficou em 4,7%.

O crescimento das vendas pode ser explicado pela grande variedade de artigos encontrados nas diversas lojas do segmento, dentre as quais se destacam as que comercializam artigos esportivos, joias, material ótico e fotográfico e também as lojas de departamento.

Após oito meses seguidos, neste ano, apresentando variações negativas, em setembro, a pesquisa apurou crescimento de 2,4% nas vendas do ramo de Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação. Por outro lado, o segmento de Tecidos, vestuário e calçados manteve variação negativa (-1,5%).

Nos segmentos que não compõem o indicador do varejo, mas são investigados pela PMC, o segmento de Automóveis, motos, partes e peças teve a taxa de crescimento mais relevante do ano (25,7%), acumulando expansão de 7,6% até setembro. O ramo de Material de Construção apresentou desempenho negativo (-6,7%).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading