A União Brasil e o Partido Progressista (PP) anunciaram nesta terça-feira (19/08/2025) a formação da federação União Progressista, que atuará como bloco político nas próximas eleições. Durante o evento, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do PP, afirmou que a aliança pode deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso o Executivo adote uma postura que contrarie a chamada “desidentificação progressista”.
Posicionamento político
Nogueira declarou que a saída do governo ocorreria rapidamente caso houvesse defesa de uma posição contrária aos princípios progressistas defendidos pela federação. Segundo ele, a decisão de desembarcar do governo seria imediata para preservar a identidade política da aliança.
Além disso, o senador indicou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ideal para representar a federação na disputa presidencial de 2026. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também pré-candidato à presidência, defendeu o desembarque imediato do governo e a escolha de um candidato próprio para disputar contra Lula.
Participação de autoridades
O evento reuniu líderes políticos e governadores de diferentes estados, incluindo Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), a senadora Tereza Cristina (PP), e os governadores do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB); Roraima, Antonio Denarium (PP); Mato Grosso, Mauro Mendes (União); Amazonas, Wilson Lima (União); Rondônia, Marcos Rocha (União); e Acre, Gladson Cameli (PP).
O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, aproveitou o evento para oficializar sua filiação ao PP, reforçando a integração das lideranças estaduais à nova federação.
Repercussão
Ministros das duas siglas que atualmente integram a gestão Lula, Celso Sabino (Turismo/União) e André Fufuca (Esportes/PP), não tiveram destaque durante o anúncio da federação, o que evidencia o foco da União Progressista na estruturação de candidaturas próprias e na oposição política nas eleições de 2026.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




