O Papa Leão XIV fez nesta quarta-feira (27/08/2025) um novo apelo pelo fim do conflito na Terra Santa, durante a audiência geral na Sala Paulo VI, no Vaticano. O Pontífice solicitou cessar-fogo imediato, libertação de reféns israelenses e retorno seguro da ajuda humanitária à Faixa de Gaza, alinhando-se ao apelo divulgado pelos Patriarcas greco-ortodoxo e latino de Jerusalém no dia anterior.
Leão XIV destacou a necessidade de respeito aos direitos civis e humanitários, incluindo a proteção de civis, a proibição de punições coletivas, o uso indiscriminado da força e o deslocamento forçado de populações. O Pontífice ressaltou que locais religiosos, como o complexo greco-ortodoxo de São Porfírio e o complexo latino da Sagrada Família, têm servido de refúgio a centenas de civis, incluindo idosos, mulheres, crianças e pessoas com deficiência, que sofrem com quase onze meses de conflito.
O Papa também convidou todos a rezarem a Maria, Rainha da Paz, para que sua intercessão alcance reconciliação e estabilidade na região. Ele reforçou que a paz deve ser desarmada e desarmante, conceito central de sua mensagem para o 59º Dia Mundial da Paz de 2026, divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral nesta terça-feira (26/08/2025). Segundo o Pontífice, uma paz desarmada não depende de armas ou coerção, e uma paz desarmante é capaz de dissolver conflitos, gerar confiança e empatia, sendo encarnada em ações concretas e diálogo.
Leão XIV reiterou que a saudação de Cristo Ressuscitado, “A paz esteja convosco”, deve inspirar responsáveis políticos e cidadãos a promover a reconciliação, o respeito aos direitos humanos e a construção de um futuro pacífico na Terra Santa e no mundo.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




