Nesta segunda-feira (08/09/2025), o governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis que ampliam a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PMBA), criando novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes. O ato, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, também incluiu a promoção de oficiais, reforçando o esforço do Estado no combate à criminalidade.
Segundo o governador, a medida integra um plano de reorganização da segurança pública, que busca ampliar a presença da polícia em todas as regiões do estado.
“Segurança se faz com planejamento, orçamento, capacitação e formação. Essa é uma defesa permanente da nossa terra”, afirmou.
Estrutura ampliada
Foram criados três novos comandos regionais em Jequié, Alagoinhas e Irecê, além de batalhões em áreas estratégicas como Nordeste de Amaralina, Itapuã, Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença e Candeias. Municípios como Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique passarão a contar com companhias independentes.
Além da expansão da estrutura, o governo anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães, medida considerada essencial para fortalecer o comando e descentralizar decisões operacionais.
Autoridades destacam impacto
O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, destacou que a iniciativa busca não apenas ampliar a sensação de segurança, mas garantir efetivamente a proteção da população. Já o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que a reestruturação terá impacto direto na vida dos cidadãos:
“De 2023 para cá, já realizamos duas reorganizações. Estamos fortalecendo a PM e a Polícia Civil para intensificar o combate à violência”.
O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, afirmou que a criação de novos comandos responde a uma demanda antiga da corporação:
“É um avanço histórico, resultado de diálogo com o governo, que tem investido de forma direta em segurança pública”.
Perspectiva dos oficiais
Entre os promovidos, a major Dulce Tarapow, agora tenente-coronel, destacou a importância da descentralização:
“A criação de novos comandos regionais permite um olhar mais individualizado para cada região, respeitando suas características e necessidades. É também um marco para a valorização da carreira e realização pessoal de cada oficial”.
Descentralização e modernização
A medida anunciada pelo governo da Bahia reforça o discurso de descentralização e modernização da estrutura policial, aproximando a PM da realidade das comunidades locais. Entretanto, o desafio vai além da expansão administrativa: a efetividade da política dependerá de investimentos contínuos em formação, inteligência policial, integração com a Polícia Civil e políticas sociais de prevenção à violência. A criação de novos comandos pode fortalecer a presença do Estado, mas seu impacto só será duradouro se acompanhado por uma estratégia abrangente de segurança pública.









Deixe um comentário