A atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu foi nomeada como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (30/09/2025) e ocorre em um momento de ampliação das políticas públicas para o setor teatral baiano.
Objetivos da nova coordenação
Zeca de Abreu terá a responsabilidade de zelar pelas políticas públicas para as artes cênicas, com foco na democratização, territorialização e continuidade dos investimentos em formação, qualificação e infraestrutura. A ação visa garantir condições de trabalho adequadas para artistas, técnicos e produtores do teatro em todo o estado.
Reconhecimento do Governo e papel estratégico
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou o caráter democrático e crítico da nova coordenadora:
“Zeca de Abreu tem muito a contribuir com essa gestão. Sua nomeação resulta de diálogo e construção cuidadosa e reforça a necessidade de recuperar ações e pautar o futuro do teatro, garantindo segurança e continuidade das políticas estruturantes.”
Investimentos no teatro baiano
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 400 milhões em iniciativas voltadas para o teatro, incluindo formação e qualificação, reformas e construções, valorização da memória cênica e manutenção de grupos e eventos tanto na capital quanto no interior.
Expectativas da gestão da FUNCEB
A diretora da FUNCEB, Sara Prado, afirmou que a nomeação de Zeca chega em um momento de expansão e fortalecimento das políticas públicas, agregando criticidade e experiência ao setor:
“Estamos empenhados em garantir resultados que potencializem as criações e produções dos artistas e atender à diversidade de demandas apresentadas pelos trabalhadores do teatro na Bahia.”
Trajetória e experiência de Zeca de Abreu
Maria José Sampaio de Abreu, conhecida como Zeca de Abreu, possui 35 anos de trajetória nas artes cênicas como atriz, diretora, professora e produtora. Fundadora da Ouroboros – Companhia de Investigação Teatral, Zeca conquistou diversos prêmios, atuou em projetos de pesquisa e resistência artística, e é uma das fundadoras do Movimento Teatro Profissional da Bahia.
Formação acadêmica e engajamento setorial
Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro, Zeca cursa atualmente o Bacharelado em Direção Teatral. Ela participou de encontros nacionais, integra a Rede Pavio de Grupos de Ações Continuadas e atua no fortalecimento do diálogo entre artistas, gestores e políticas culturais no Brasil.
Expectativa da nova coordenadora
Zeca destacou que a nomeação representa diálogo com o movimento teatral e compromisso com políticas sólidas e contínuas:
“Entro nesse desafio com disposição para o diálogo, escuta e construção coletiva, certa de que o teatro é patrimônio vivo, direito cultural e espaço fundamental de cidadania.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




