Edital para concessão da Ponte Salvador-Itaparica será lançado no primeiro trimestre de 2014, afirma Sérgio Gabrielli em audiência na AL-BA

José Sérgio Gabrielli: “é parte de um plano de desenvolvimento, ambientalmente responsável, que deve impulsionar o crescimento de várias regiões do Estado e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.
José Sérgio Gabrielli: “é parte de um plano de desenvolvimento, ambientalmente responsável, que deve impulsionar o crescimento de várias regiões do Estado e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Transparência, clareza e democracia. Estes são alguns dos elementos que levaram o secretário Estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, à Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta terça-feira (26/03/2013), atendendo convite da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo na Casa das Leis, para discutir a Ponte Salvador-Itaparica, que vai beneficiar os territórios do Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Litoral Sul e encurtar o tempo de viagem entre vinte e quatro municípios e Salvador.

A ponte Salvador-Itaparica tem previsão de início em 2014 e conclusão em 2018. O equipamento – que terá aproximadamente 12 km e  intervenções com investimentos estimados em até R$ 7 bilhões  – vai incentivar a atração de novas indústrias para a região e dar mais eficiência logística  e integração com os portos da Bahia de Todos-os-Santos.

Infraestrutura básica, logística, atração de empresas, saúde, educação, cultura, lazer turismo, trabalho e renda, fizeram parte do debate entre o secretário, os deputados estaduais e representantes da sociedade civil organizada, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia e da Associação Comercial de Salvador.

Durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Macro Área de Influência da Ponte Salvador-Itaparica, Gabrielli voltou a afirmar que este projeto  “é parte de um plano de desenvolvimento, ambientalmente responsável, que deve impulsionar o crescimento de várias regiões do Estado e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Segundo o secretário, este plano compreende o Sistema viário abrindo conexão rápida e alternativa de Salvador com Recôncavo, Baixo Sul, Sul e Oeste. Assim, o projeto prevê a reconfiguração urbana na Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul; avaliação da mobilidade na RMS; Consolidação da Baía de Todos-os-Santos como complexo industrial e portuário e criação de novo polo industrial e logístico no Recôncavo, a partir de São Roque, por exemplo.

“A Ponte Salvador-Itaparica é um grande desafio não apenas para o Governo, mas para a Bahia, apontando uma forma de expandir a metrópole, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Temos mais que convicção que esse é um passo audacioso que Bahia, com certeza, tem toda condição de dar”, frisou o líder do governo na ALBA, deputado Zé Neto (PT).

O parlamentar também lembrou o momento democrático vivido na Bahia. “Pela primeira vez em nosso Estado temos projetos, com este da Ponte, com tamanha magnitude, sendo tratados de forma democrática e ouvindo a todos, parlamentares, fóruns municipais, estaduais e a sociedade civil organizada. Este é, sem nenhuma dúvida, um dos projetos mais importantes de nosso Estado”, sinalizou Zé Neto.

Intervenções 

A construção da Ponte – parte de um projeto de desenvolvimento socioeconômico, que é o Sistema Viário Oeste (SVO) – prevê diversas intervenções no sistema viário da região, a exemplo da qualificação do trecho entre Castro Alves e BRs; construção de trecho entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, qualificação do trecho da BA-001 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus; e da duplicação da BA-001, em Vera Cruz, incluindo a ponte do funil.

Cronograma 

No primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica. Assim, o Governo do Estado, por meio da Seplan, elaborou um cronograma de ações para este ano, que inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

De acordo com o secretário, a publicação de editais para contratação de estudos urbanísticos, de impacto ambiental, e projeto de engenharia deve acontecer até março de 2014. Os estudos técnicos devem ser iniciados entre julho e dezembro de 2013; as diretrizes urbanísticas devem acontecer entre julho e outubro deste ano; o projeto de  engenharia entre agosto a dezembro de 2013; a obtenção da licença-prévia entre os meses de outubro de 2013 e março de 2014 e o edital de concessão de dezembro de 2013 a março de 2014.

Tempo para construção

O tempo de construção da ponte, de acordo com Gabrielli é de aproximadamente 48 meses.

Escolha da consultoria McKinsey 

Gabrielli destacou que a escolha da consultoria McKinsey foi objeto de extensa análise, que durou quase seis meses, entre técnicos da Secretaria do Planejamento e Desenbahia, que avaliaram a capacidade técnica de várias consultorias. A contratação por inexigibilidade, de acordo com o secretário, teve parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE) devido a notória especialização da empresa e a singularidade do projeto.

Ele apontou que a McKinsey já foi contrata por diversos órgãos e entidades públicas de forma direta, a exemplo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Governo do Estado de Minas Gerais e BNDES, além ter histórico de projetos de alto impacto para o setor público no mundo e no Brasil com vasta experiência em projetos de desenvolvimento urbano, infraestrutura e imobiliário, pesquisas, publicações e iniciativas de geração e disseminação de conhecimento nos temas relevantes ao projeto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading