O 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia ocorrerá entre 5 e 9 de novembro de 2025 em Iraquara, na Chapada Diamantina, com foco na sustentabilidade do cinema produzido fora dos grandes centros. Com o tema “Território Vivo, Cinema Sustentável”, o evento visa fortalecer redes de produção, exibição e formação, além de mapear o perfil dos realizadores do interior baiano por meio de inscrição gratuita, que contribuirá para o primeiro censo regional do setor.
Programação e atividades
Oficinas, workshops e grupos de trabalho
A programação inclui duas oficinas, três workshops e seis grupos de trabalho com especialistas das diferentes cadeias produtivas do audiovisual. As atividades culminarão na elaboração da Carta de Iraquara, documento que reunirá reflexões e propostas coletivas sobre o desenvolvimento do setor.
Seminário de Cinema Indígena
Nesta edição, o Fórum contará com o Seminário de Cinema Indígena, que destacará experiências, produções e perspectivas de cineastas e comunidades indígenas da Bahia e de outras regiões do país, reforçando o compromisso com um audiovisual plural e representativo.
Temas centrais e reflexões
Sustentabilidade e políticas públicas
O evento abordará políticas públicas, modelos produtivos, captação de recursos, circulação de produções socioambientais, inovação e acessibilidade. Para Daniel Leite Almeida, diretor executivo da Ato3 Produções, “é impossível pensar o futuro do cinema sem considerar a sustentabilidade e a convivência respeitosa entre pares e meio ambiente”.
Integração com o FASAI
O Fórum ocorrerá simultaneamente ao 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental (FASAI 2025), que exibirá e premiará longas, médias e curtas-metragens com temática socioambiental, reforçando a vocação da Chapada Diamantina como polo de debate sobre cultura, natureza e sustentabilidade.
Infraestrutura e contexto regional
Iraquara e o território
O município de Iraquara, conhecido como a “cidade das grutas”, abriga um dos maiores sistemas de cavernas do Brasil e o segundo maior lençol freático do país. O nome do município, de origem tupi, significa “buraco do mel”, reforçando seu caráter simbólico e acolhedor para eventos culturais.
Histórico do Fórum
Criado em 2023, o Fórum teve sua primeira edição em Vitória da Conquista e, em abril de 2025, foi realizado em Ipiaú, integrando mais de 4 mil participantes e culminando na publicação do livro “2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia – Território Cinema”. A iniciativa é itinerante e tem como objetivo projetar novas formas de produzir cinema a partir do interior.
Apoios institucionais
O 3º Fórum conta com financiamento do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, apoio da Prefeitura de Iraquara e associação SASB, além de parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da UESB por meio do programa de extensão Janela Indiscreta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




