Afro Fashion Day 2025 reúne 4 mil pessoas e marca abertura do Salvador Capital Afro

Evento transformou o Pelourinho em passarela e deu início às celebrações do Mês da Consciência Negra em Salvador.

O Afro Fashion Day 2025 reuniu cerca de 4 mil pessoas no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (01/11/2025), marcando a abertura oficial do Salvador Capital Afro. O evento, realizado na Praça Terreiro de Jesus, celebrou a diversidade e a criatividade da moda baiana em sua 11ª edição, considerada a maior de moda negra do Brasil. A programação gratuita integrou moda, música, arte e empreendedorismo afro-brasileiro.

Desfile celebra moda afro-brasileira

Com o tema “Beleza”, o desfile principal começou às 19 horas e reuniu 78 modelos e 45 marcas da Bahia. A passarela foi dividida em três blocos — Raiz, Expressão e Espelho — com curadoria de Fagner Bispo, direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão e trilha sonora do DJ Telefunksoul, presente desde a primeira edição do evento.

Homenagens e performances

A abertura contou com apresentação do Ilê Aiyê, que levou para a passarela cinco Deusas do Ébano e percussionistas, em parceria com a Neoenergia Coelba. No segundo bloco, o cantor Felupz apresentou uma performance inédita unindo música, dança e moda. O encerramento teve show da cantora Rachel Reis, convidada pela Avon, que apresentou faixas de seu novo álbum Divina Casca.

Feira afroempreendedora e oficinas culturais

Durante o dia, o público visitou a Feira da Sé, que reuniu 24 marcas e projetos de afroempreendedorismo, com produtos de moda, acessórios, gastronomia e beleza. Entre os expositores estavam NegraLu, Ziê, OMI + Marargila, Rua dos Orixás, Um Rabisco à Toa, Vistosa, Candances Moda Afro, Mirinha Leal Criações, Uka Acessórios e Tá Bom Pra Você.

Formação e valorização cultural

A programação incluiu oficinas gratuitas de croqui de moda, amarração de turbantes e tranças afro, voltadas ao público de todas as idades. Segundo Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do Correio, o evento fortalece a moda como instrumento de inclusão e transformação:

“Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma celebração de identidade e poder criativo”, afirmou.

Histórico e impacto do projeto

Criado em 2015, o Afro Fashion Day já reuniu mais de 100 mil participantes e 2 mil profissionais ao longo de suas edições, consolidando-se como uma plataforma de valorização da cultura afro-brasileira e de incentivo à economia criativa na Bahia.

A edição de 2025 é uma realização do jornal Correio, com patrocínio da Avon, Bracell e Neoenergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Sebrae, apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons, e parceria com a Melissa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Um comentário a “Afro Fashion Day 2025 reúne 4 mil pessoas e marca abertura do Salvador Capital Afro”

Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading