O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (03/11/2025) a convocação de 26 jogadores da seleção brasileira masculina de futebol para os dois últimos amistosos de 2025, contra Senegal e Tunísia, nos dias 15 e 18 de novembro, na Europa. A principal novidade é a presença do lateral-esquerdo Luciano Juba (Bahia). Também retornam à equipe o atacante Vitor Roque (Palmeiras) e o meio-campista Fabinho (Al-Ittihad/Arábia Saudita), ausentes desde 2023 e a Copa do Mundo de 2022, respectivamente.
Objetivos e formação da equipe
Ancelotti destacou que a convocação busca testar novos jogadores e consolidar a equipe. O treinador afirmou que, após observações nas partidas anteriores, pretende formar um time mais definido nos amistosos de novembro. Ele ressaltou a importância de avaliar Fabinho, Luciano Juba e Vitor Roque, além de considerar o desempenho de atletas do Brasileirão, que representam sete convocados nesta lista.
O técnico italiano também justificou a retomada do zagueiro Fabrício Bruno (Cruzeiro), que teve desempenho criticado na derrota para o Japão (2 a 1) em outubro. Ancelotti afirmou que a decisão se baseia na análise de vários jogos do atleta, e que erros pontuais servem para aprendizado e não comprometem a confiança do técnico.
Agenda de amistosos e preparação para 2026
A apresentação da seleção ocorrerá na segunda-feira (10/11/2025) em Londres, local do primeiro amistoso contra o Senegal, marcado para quinta-feira (13/11/2025), às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Três dias depois, a equipe enfrenta a Tunísia às 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille (França).
O Brasil terá ainda duas Datas Fifa antes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, México e Estados Unidos. Em março, estão previstos dois amistosos nos Estados Unidos, enquanto em junho a seleção se reunirá no Brasil para último amistoso antes do Mundial. A lista final de jogadores será definida considerando desempenho e eventuais lesões nos próximos seis meses.
Lista de convocados
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe), Hugo Souza (Corinthians)
Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Mônaco), Danilo (Flamengo), Éder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Luciano Juba (Bahia), Marquinhos (Paris Saint Germain), Paulo Henrique (Vasco da Gama), Wesley (Roma)
Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al-Ittihad), Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Estêvão (Chelsea), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Jr. (Real Madrid), Vitor Roque (Palmeiras)
*Com informações da Agência Brasil.











Deixe um comentário