Estudantes baianos garantem participação na COP 30 e reforçam presença jovem na agenda climática internacional

Os estudantes baianos Estevão Souza, de Conde, e Luan Correia, de Paramirim, receberam credenciais para atuar na COP 30, em Belém, na segunda-feira (17/11/2025), após trajetória iniciada na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A presença dos jovens resulta de etapas estadual e nacional do processo formativo, que mobilizou estudantes de diversas regiões em debates sobre sustentabilidade e justiça climática.

A participação dos delegados evidencia o percurso desenvolvido na Bahia, iniciado com a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em setembro, em Salvador. O encontro reuniu estudantes em atividades voltadas à reflexão socioambiental e à elaboração de projetos de intervenção nas escolas.

Caminho até a etapa nacional

A CEIJMA mobilizou mais de 152 mil estudantes de 113 municípios em processos preparatórios realizados ao longo de 2025. As ações fomentaram debates sobre desafios ambientais e estimularam práticas escolares alinhadas ao tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.

Durante a etapa estadual, foram selecionados 21 delegados responsáveis por representar a Bahia na fase nacional, realizada em outubro, em Luziânia (GO). Entre os selecionados, Estevão e Luan se destacaram pelo envolvimento nos debates sobre sustentabilidade e pela condução de propostas defendidas nos grupos de trabalho.

Articulação estadual e fortalecimento das políticas educacionais

De acordo com o diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fabio Barbosa, as ações conduzidas pela secretaria ampliam o diálogo sobre justiça climática e fortalecem iniciativas voltadas à preservação ambiental nas escolas. O gestor destacou que a participação dos estudantes na COP 30 simboliza o reconhecimento da atuação da juventude baiana em espaços de decisão e formação climática.

Atuação na COP 30 e inserção da juventude nos debates globais

Na COP 30, os estudantes vão integrar a mesa “O necessário protagonismo das juventudes e dos povos tradicionais na Agenda Climática”, realizada no Auditório Uruçu, na Zona Verde do evento, na segunda-feira (17/11/2025). A atividade discutirá mecanismos de participação de jovens e comunidades tradicionais na formulação de políticas públicas ambientais e educacionais.

O debate buscará ampliar a presença juvenil nos processos internacionais sobre clima e reforçar a relevância da educação como instrumento de transformação socioambiental e de construção de políticas voltadas à preservação do planeta.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading