A entrega de agroindústrias, equipamentos agrícolas, kits produtivos e novas estruturas de comercialização marcou o fim de semana em comunidades rurais da Bahia, reforçando iniciativas do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento econômico e social no campo. As ações ocorreram com foco no fortalecimento da apicultura, agricultura familiar e turismo comunitário.
A primeira agenda contemplou o município de Ribeira do Amparo, onde duas agroindústrias de beneficiamento de produtos de abelhas foram entregues às associações locais. As unidades receberam ampliação, requalificação e novos equipamentos, integrando um conjunto de entregas que inclui kits produtivos, maquinário e um veículo utilitário. Segundo as entidades beneficiadas, as ações ampliam a capacidade de processamento e organização da cadeia do mel.
O presidente da Associação dos Apicultores de Ribeira do Amparo, Douglas Rodrigues da Silva, afirmou que a nova Casa do Mel permitirá o processamento mecanizado dentro das normas sanitárias, favorecendo o crescimento da apicultura no município e o aumento da renda de famílias da agricultura familiar.
Em complemento às entregas, o município também recebeu um trator com implementos agrícolas, destinado às associações comunitárias, com objetivo de melhorar as condições de trabalho no Semiárido e ampliar a produtividade das famílias agricultoras.
Fortalecimento da produção em Mundo Novo
No município de Mundo Novo, foi autorizada a distribuição de 90 barracas padronizadas de feira livre, ação que reforça a comercialização de produtos agrícolas, especialmente os da agricultura familiar. Outras autorizações incluem a implantação de uma unidade de extração de mel em contêiner e a construção de uma nova estrutura para a feira municipal, iniciativas voltadas à dinamização da economia local.
As medidas integram um conjunto de programas que ampliam a infraestrutura necessária para fortalecer cadeias produtivas e gerar oportunidades de comercialização em territórios rurais.
Turismo comunitário e novas fontes de renda
Também durante o fim de semana, agricultores e agricultoras familiares passaram a contar com novas alternativas de geração de renda por meio do lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, roteiro que incentiva o turismo de base comunitária. A iniciativa promove a venda de produtos da agricultura familiar, hospedagem domiciliar, serviços gastronômicos e outras atividades.
O lançamento ocorreu no Assentamento Canabrava, em Terra Boa, distrito de Boa Vista do Tupim, e abrange um trajeto de 130 quilômetros, passando por Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Iramaia.








Deixe um comentário