Angola estreita relação comercial com a Bahia

O Centro de Negócios Brasil-Angola (CNBA), com apoio do PromoBahia-Centro Internacional de Negócios, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm), e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), promove, na segunda-feira (30/11/2009), o Fórum “Construindo um País – Uma nova visão para investir em Angola”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (71) 2101-9426 e 3797-0771. O evento será realizado no prédio da Fieb, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18h e contará com a participação de representantes dos ministérios das Finanças, da Indústria e da Agricultura de Angola e do Banco de Desenvolvimento angolano.

O crescimento médio do comércio bilateral Bahia x Angola, nos últimos cinco anos, foi de 97,8%, com as exportações baianas saindo de US$ 455 mil, em 2003, para US$ 13,8 milhões, em 2008 – crescimento em um ritmo médio mais de quatro vezes superior ao verificado nas exportações totais do estado.

Isto se deu em um momento em que a Bahia passou a recuperar seu market share nas exportações nacionais. A gama de produtos exportados pela Bahia para Angola é de extrema variedade se destacando máquinas, aparelhos e materiais elétricos e mecânicos e suas partes, plásticos como polietileno, polipropileno e tubos rígidos, produtos metalúrgicos, aparelhos de iluminação, peixes (tilápias), obras de madeira, entre outros.

Esse perfil das exportações baianas para Angola tem a ver diretamente com obras tocadas pela empresa Odebrecht no país como empreendimentos imobiliários, autoestradas, sistemas de abastecimento de água, barragens hidroelétricas e obras de qualificação urbana.

A empresa de construção civil baiana exporta a partir da Bahia e de outras localidades, uma série de produtos destinados a essas obras executadas no país africano, o que diversifica e sofistica a pauta baiana para Angola.

A pauta baiana não é composta somente por produtos enviados para as obras da Odebrecht no país. Iniciativas coordenadas pelo PromoBahia – Centro Internacional de Negócios ao longo dos últimos anos como organização de Missão Empresarial à Angola (2003), participação na Feira Internacional de Luanda (Filda) e da organização do Projeto Vendedor de Artefatos de Couro, ambos em 2005, também em Luanda, conseguiram aumentar a participação da Bahia no mercado angolano.

“Por meio dessas ações, produtos como confecções, tapetes, pedras ornamentais, bolsas, cosméticos, cachaça, dentre outros, passaram a integrar a pauta de exportações baianas para Angola, ampliando a base exportadora, e inserindo novos produtos e empresas, sobretudo PMEs nesse mercado”, ressalta o gerente de Inteligência Comercial, Arthur Souza Cruz.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading