O Museu Regional de Arte do Centro Universitário de Cultura e Arte (MRA/Cuca) abriu, na segunda-feira (04/08/2026), a exposição “Talho: Tecnologias da Madeira no Museu Regional de Arte”, que permanece em cartaz até o dia 29 de agosto de 2026. A mostra reúne obras do acervo da instituição que utilizam a madeira como matéria-prima ou elemento estrutural, contemplando técnicas como xilogravura e entalhe em esculturas.
A exposição está aberta para visitação de segunda-feira a sábado, com entrada gratuita, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer diferentes processos artísticos relacionados ao uso da madeira na produção de obras que integram o patrimônio cultural do museu.
Além da nova mostra, o MRA mantém em cartaz a exposição “Carlo Barbosa: Entre Cores e Saudades”, dedicada ao artista feirense Carlo Barbosa, que permanece aberta para visitação até sexta-feira (14/08/2026).
Exposição destaca técnicas tradicionais da madeira nas artes visuais
O título “Talho” faz referência ao corte realizado na madeira e estabelece uma relação com o termo “entalhe”, técnica utilizada para cavar, esculpir ou produzir relevos sobre a superfície do material. O conceito da exposição dialoga diretamente com processos empregados tanto na criação de esculturas quanto na produção de matrizes para xilogravuras.
Essas técnicas possuem forte presença na produção artística da Bahia e integram manifestações culturais desenvolvidas em diferentes regiões do estado, especialmente em obras ligadas à tradição popular e às artes gráficas.
Ao apresentar diferentes linguagens produzidas a partir da madeira, o museu propõe ao visitante uma aproximação com processos criativos que unem técnicas artesanais e expressões visuais presentes na história da arte regional.
Obras abordam cultura, cotidiano e identidade regional
A exposição reúne trabalhos de artistas como Franklin Maxado, Hansen Bahia, Calasans Neto e Emanoel Araújo, nomes que integram o acervo do Museu Regional de Arte e possuem contribuição reconhecida para a produção artística brasileira.
As obras apresentadas exploram temas relacionados ao cotidiano do sertão, às relações sociais, ao trabalho, à arquitetura, à cultura regional e também à abstração, ampliando as possibilidades de interpretação por parte do público visitante.
Segundo a proposta curatorial, o conjunto da exposição busca estimular diferentes leituras sobre a produção artística em madeira, permitindo que cada visitante estabeleça novas interpretações a partir das obras expostas.
Museu mantém exposição dedicada ao artista Carlo Barbosa
Além da mostra “Talho: Tecnologias da Madeira no Museu Regional de Arte”, o MRA segue apresentando a exposição “Carlo Barbosa: Entre Cores e Saudades”, dedicada ao artista feirense Carlo Barbosa, que completaria 81 anos em 2026.
A exposição permanece aberta ao público até 14 de agosto de 2026, oferecendo uma seleção de obras que homenageiam a trajetória artística do pintor e sua contribuição para a produção cultural de Feira de Santana.
Com duas exposições em cartaz simultaneamente, o Museu Regional de Arte amplia a programação voltada à difusão das artes visuais, valorizando tanto artistas consagrados quanto técnicas tradicionais presentes no acervo da instituição.








Deixe um comentário