O arquiteto feirense Hugo Ribeiro foi selecionado entre os Arquitetos de Destaque de 2026 pela revista Exame, sendo o único representante da Bahia na lista. O profissional, que atua em Feira de Santana, Salvador e São Paulo, participou do encontro de celebração realizado em 28 de setembro de 2026, no hotel Rosewood, na capital paulista.
O evento reuniu os profissionais selecionados e contou com a presença de Amanda Ferber, responsável pela curadoria da seleção. Durante a cerimônia, Hugo recebeu uma placa de reconhecimento pela participação entre os escritórios escolhidos.
Segundo o arquiteto, a seleção representa um reconhecimento à trajetória profissional e ao trabalho desenvolvido na área.
“Uma honra fazer parte da seleção de 15 escritórios que estão trazendo novas ideias para a arquitetura brasileira. Estar nessa lista como o único arquiteto da Bahia tem um significado muito especial para mim. Nunca imaginei ser reconhecido dessa forma”, afirmou.
Trajetória profissional e atuação na arquitetura
Nascido em Feira de Santana, Hugo Ribeiro acumula mais de dez anos de experiência profissional. Sua atuação reúne arquitetura de interiores, produção visual e design de mobiliário, com projetos que trabalham referências relacionadas à memória, à cor e à identidade brasileira.
Esses elementos estiveram presentes no projeto desenvolvido para a CASACOR Bahia 2026, onde Hugo apresentou uma cozinha integrada à área de jantar. O ambiente foi concebido a partir de referências das lembranças do interior e da estética dos anos 1970.
O projeto utilizou materiais naturais e peças autorais, incorporando elementos relacionados às referências culturais e visuais utilizadas pelo arquiteto em sua produção. A participação na mostra integra a trajetória recente de projetos desenvolvidos pelo profissional.
Reconhecimento também inclui projeto publicado pela Casa Vogue
A seleção da revista Exame se soma a outros reconhecimentos obtidos por Hugo Ribeiro em 2026. Em fevereiro, o projeto Apartamento Saint Remy foi publicado na capa da Casa Vogue Brasil após conquistar o primeiro lugar em um concurso promovido pela revista em parceria com a Todeschini.
O reconhecimento pelo projeto ampliou a presença do trabalho do arquiteto em publicações especializadas do setor. A trajetória inclui projetos de interiores, produção visual e desenvolvimento de mobiliário.
Além da atuação em projetos, Hugo também trabalha como designer de móveis e palestrante. O profissional participa de cursos e encontros voltados a arquitetos e designers, compartilhando experiências relacionadas aos processos de criação, produção e participação em mostras.
Atuação entre Feira de Santana, Salvador e São Paulo
A carreira de Hugo Ribeiro mantém vínculos profissionais com Feira de Santana, Salvador e São Paulo, cidades onde desenvolve atividades relacionadas à arquitetura, interiores, design e produção visual.
A seleção da Exame coloca o arquiteto feirense entre os 15 escritórios escolhidos na edição de 2026, de acordo com as informações apresentadas sobre a premiação. A presença como único representante da Bahia também destaca a participação de um profissional do estado em uma seleção nacional dedicada à arquitetura.
O reconhecimento ocorre em um período de expansão da atuação de Hugo em diferentes frentes profissionais, que incluem projetos arquitetônicos, produção de ambientes, criação de mobiliário e atividades de formação.
Arquitetura, design e formação profissional
A atuação de Hugo Ribeiro vai além do desenvolvimento de projetos de interiores. O arquiteto também mantém atividades relacionadas ao design de mobiliário, produção visual e formação de profissionais.
Nos cursos e encontros dos quais participa, aborda processos de criação e produção, além de aspectos relacionados à preparação e participação em mostras de arquitetura e design.
A seleção entre os Arquitetos de Destaque de 2026 pela revista Exame passa a integrar esse conjunto de reconhecimentos e atividades profissionais. Para o arquiteto, a participação representa uma etapa de sua trajetória construída a partir de projetos desenvolvidos em diferentes cidades e da combinação entre arquitetura, design e referências da cultura brasileira.








Deixe um comentário