

Na tarde desta sexta-feira (20/09/2013) acontece, em Itabuna, o ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja autorização se deu através da Lei nº 12.818/13. A unidade vai funcionar com campus distribuídos em três municípios do Sul e Extremo Sul do Estado: campus Jorge Amado, em Itabuna; campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) salienta a importância da instalação da universidade para o Estado. “Acredito que investir na educação é a melhor forma de garantir retorno a médio e longo prazos à sociedade. As novas gerações dependem de decisões governamentais que devem ser executadas com eficácia, responsabilidade social e comprometimento com a formação moral, intelectual e tecnológica da juventude. Parabenizo o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, pelo ato e desejo sucesso aos novos profissionais e estudantes da unidade em questão, que vai gerar mais de mil empregos diretos e proporcionar aos interessados um novo espaço para aprimorar a sua formação acadêmica”, declara a parlamentar.
Na solenidade também serão assinados termos de cooperação técnica entre a UFSB e as Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para viabilizar o funcionamento dos campus. A instalação da UFSB vai gerar 1.200 empregos diretos, sendo 617 docentes da carreira de Magistério Superior, 242 servidores de nível superior e 381 funcionários federais Técnico-Administrativos em Educação.
O ingresso dos alunos na nova universidade se dará através de Bacharelados Interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/SISu ou da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região Sul. Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada município. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014.
Governador participa da fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia
Estudantes das regiões sul e extremo sul do estado a Bahia ganharam mais uma opção para cursar o ensino superior. Nesta sexta-feira (20), foi realizado, com a presença do governador Jaques Wagner, o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado.
Para o governador Jaques Wagner a nova universidade surge como uma grande oportunidade para os jovens que desejam estudar numa faculdade federal. “Essa universidade vem para atender a demanda da região, onde muitos estudantes são obrigados a saírem de suas cidades para fazer um curso fora. Já temos a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a do Sul, a da Bahia (Ufba) e também teremos a do oeste. Isso demonstra que os governos estadual e federal estão preocupados com a formação dos jovens. Por isso, estamos investindo em cursos superior de qualidade e que deem oportunidade a todos”, ressaltou Wagner.
Na ocasião, o reitor pró-tempore, Naomar de Almeida Filho, empossou o Conselho Universitário Matriz, que tem como atribuição assistir ao reitor nas etapas iniciais de implantação da instituição e a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.
A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, chegando 18 mil vagas até 2020. A previsão é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano, com a Aula Magna inaugural ministra em setembro, na sede da reitoria.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




