TSE mantém mandato de deputada baiana que mudou de partido

Brasília – Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no último dia (19/02/2008) manter o mandato da deputada federal Jusmari Oliveira (PR-BA). Ela havia sido eleita pelo DEM, que entrou na Justiça alegando infidelidade partidária.

A migração para o PR ocorreu em 2007, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os mandatos de vereadores, deputados federais e estaduais pertencem aos partidos políticos e não aos eleitos. Em seguida, o TSE estendeu a fidelidade partidária aos cargos majoritários – senadores, prefeitos, governadores e presidente da República.

No entendimento do ministro Ari Pargendler, relator da ação no TSE, a parlamentar mudou de partido dentro do prazo permitido pelo tribunal para mudança de legenda, 27 de março de 2007.
De acordo com o tribunal, o DEM pode recorrer da decisão do plenário. Outros 15 processos por infidelidade partidária tramitam no TSE.

Redação | Jornal Grande Bahia Redação | Jornal Grande Bahia
E-mail


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading