É crítica a situação em que se encontra o governo de Jaques Wagner, até o presente momento, o governador não consegue elevar as transferência de verba da União para o Estado da Bahia. De acordo com informações obtidas no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o quadro que se apresenta não é confortador, as transferências da União decresceram 10,54% fazendo com que o recebimento per capita coloque o Estado na 25º posição, considerando o que foi transferido para todos os Estados em 2007.
Os índices apontam que apesar do crescimento das transferências de 2006 para 2007 para os Estados em 27,86%, as transferências para a Bahia decresceram.
Outro aspecto significativo é que com relação a todos os Estados brasileiros a Bahia( Estados mais Municípios) se encontra na 19°colocação. Tivemos uma situação melhor apenas que Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo, destes Estados apenas o Pará tem uma situação de carência social semelhante à Bahia, os outros são Estados com situação social melhor que a Bahia. Transferências Voluntárias são recursos para combater a desigualdades regionais. É importante também lembrar que a Bahia é detentora da pior malha rodoviária federal do Brasil.










Deixe um comentário