Especialista em Urbanização de Favelas, secretária de Urbanismo e Mobilidade de Niterói realiza palestra em Salvador

Secretário Manuel Ribeiro e Verena Andreatta.
Secretário Manuel Ribeiro e Verena Andreatta.

A convite da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR), a secretária de Urbanismo e Mobilidade do município de Niterói (RJ), Verena Adreatta, realizou nesta segunda-feira (17/02/2014), para servidores e servidoras do Governo da Bahia, uma palestra sobre urbanização de favelas, e contou um pouco da experiência do Rio de Janeiro no enfrentamento dessa questão. O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Manuel Ribeiro, e a superintendente de Habitação da SEDUR, Eleonora Mascia, recepcionaram Andreatta durante o evento, que aconteceu no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Doutora em Urbanismo e Ordenação de Território pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), Verena falou sobre a importância da integração social, mas, também, da integração físico-urbanística das populações residentes neste tipo de moradia. “A urbanização de favelas representa o primeiro passo para o enfrentamento da questão da pobreza urbana no país. A população que nela vive passa a ter a garantia de todos os serviços urbanos necessários, como água, luz, esgotamento sanitário, drenagem e equipamentos, em condições técnicas adequadas e integradas aos serviços normais da cidade”, afirmou a especialista.

Entre os desafios enfrentados pelo poder público e pelas populações destas áreas está a reinserção socioeconômica, o que torna necessário o investimento na capacitação profissional, garantindo emprego e renda suficientes para a melhoria da qualidade de vida. “Os diversos avanços conseguidos, tanto do ponto de vista técnico como social e na gestão, foram possíveis graças a uma participação cada vez mais efetiva daqueles que ali vivem [na favela]”, ressaltou Verena. Durante a apresentação na capital baiana, a arquiteta mostrou um panorama da situação no Rio de Janeiro, onde ainda existem mais de 800 favelas.

O secretário Manuel Ribeiro defendeu uma fonte fixa de financiamento para a urbanização de favelas. “É necessário que o Estado brasileiro tenha uma continuidade de recursos disponíveis para o investimento na urbanização de favelas, o que, de forma planejada, permitirá um maior enfrentamento desta questão”, explicou Ribeiro. “A urbanização das favelas deve ser um trabalho constante e extremamente articulado entre os diversos entes federativos”, ressaltou a superintendente de Habitação, Eleonora Mascia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading